Combate ao mosquito Aedes aegypti ganha reforço da Educação

Notícia publicada em: 12 de fevereiro de 2024

Um plano abrangente, de trabalho conjunto entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação (MEC), foi tema no Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública para Dengue e outras Arboviroses (COE), nesta sexta-feira (9).

A ministra substituta da Educação, Izolda Cela e a secretária de educação básica do MEC, Katia Schweickardt, estiveram reunidas com a equipe técnica do COE e com a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, com o objetivo de traçar ações de combate ao mosquito causador da dengue, Aedes aegypti, envolvendo escolas, professores, estudantes e famílias.

Covid-19: R$ 17 bi em recursos paralisados serão investidos na saúde

“A interligação entre Educação e Saúde é vital em situações como esta. Vamos aproveitar a vasta rede educacional para distribuir informações de qualidade em todos os níveis, desde os municípios até as comunidades locais. Com o apoio da Saúde e da articulação de diversos setores, uniremos esforços para enfrentar desafios complexos e garantir o bem-estar da população brasileira”, destacou a ministra substituta, Izolda.

Segundo a secretária Katia, para além desse momento, o objetivo é desenvolver ações permanentes de enfrentamento. “Estamos traçando um plano conjunto para orientar e combater o Aedes aegypti nas escolas e comunidades, com material de formação e uma campanha de comunicação conjunta. Vamos realizar ações contínuas, como o Programa Escola Ativa Foco Zero de Dengue, para apoiar a população. Juntos, vamos enfrentar essa crise e promover a potência da educação básica pública brasileira”, disse.

Durante o encontro, a secretária Ethel apresentou à equipe do MEC o trabalho desenvolvido pela equipe técnica do COE. “A situação varia pelo país, com relatos de conforto em algumas regiões, mas o foco é direcionar esforços para onde a situação é mais preocupante, principalmente com o objetivo de evitar óbitos e complicações graves, como dengue hemorrágica. A ideia junto às instituições de ensino é disseminar conhecimento sobre a dengue e suas medidas preventivas”, disse a secretária.

Ministério da Saúde

Via Portal R3:Marinha debate Ciência, Tecnologia e Saúde em São Paulo