Solenidade foi presidida pelo vereador Marco Mayor e contou com a presença do Prefeito Ricardo Piorino e de lideranças da Igreja Assembleia de Deus Ministério Belém
Com um público estimado em 300 pessoas e em clima de louvor, a Câmara de Pindamonhangaba promoveu nesta segunda-feira, dia 30 de junho, no Plenário “Dr. Francisco Romano de Oliveira” a sessão solene comemorativa ao “Dia da Assembleia de Deus”. O ato foi dirigido pelo Presidente da Casa Legislativa, vereador Marco Mayor e foi realizado por intermédio do Decreto Legislativo nº 08/2022 e do Requerimento nº 1.453/2025. Além do presidente da Casa, também participaram da Mesa Diretora, o Prefeito da cidade, Ricardo Piorino, o Presidente da Igreja Assembleia de Deus – Ministério Belém, Pastor Euclides Vaz Júnior, o Vice-Presidente da Igreja, Pastor Valter Braga e o Orador Oficial da sessão solene, Evangelista Gessé da Silva Júnior e esposa Kellen Fernanda Severino da Silva.

A abertura solene foi feita pelo vereador Marco Mayor que “enalteceu a significativa presença e participação da comunidade evangélica de Pindamonhangaba neste importante momento da nossa Igreja”.
Após o rito inicial com os hinos nacional brasileiro e de Pindamonhangaba, coube ao Pastor Euclides Vaz Júnior fazer a oração inicial do evento solene.
Logo em seguida, o Prefeito Ricardo Piorino disse estar “muito feliz por participar deste evento que marca a união e a força dos evangélicos de nossa cidade”. “Agradeço a cada um de vocês por ter me dado a oportunidade de ser o prefeito dessa cidade e por acreditarem em meu trabalho. Faço uma menção especial aos líderes da Igreja Assembleia de Deus, em especial, aos pastores Euclides, Valter e Allen, que sempre me apoiaram em todos os momentos”.
Orador Oficial
O Evangelista Gessé da Silva Júnior abriu seu pronunciamento oficial afirmando que “Cristo ensinou a igreja ter como base estrutural uma vida dedicada ao Ensino, através da doutrina, comunhão e oração e que essa igreja tenha uma vida de generosidade e solidariedade”. Para ele, a “Assembleia de Deus é fundamentada no exemplo da igreja primitiva e quando falamos dela estamos nos referindo sobre Ensino, Comunhão, Generosidade, Solidariedade e Crescimento”.
Depois de narrar a história da Igreja Assembleia de Deus no País, Gessé Júnior explicou que “os 114 anos da Igreja no Brasil e 83 anos em Pindamonhangaba nos mostra que a chama continua, que não se apagou e continuará para sempre, por que o fogo arderá continuamente sobre o altar e não se apagará”.
De acordo com ele, “as Assembleias de Deus cresceram com a importância dada à pessoa e à obra do Espírito Santo, por causa do seu ardor evangelístico e da oração e por causa da simplicidade”.
Sobre o trabalho com os adolescentes, o orador oficial observou que “vocês são importantes para nossa igreja, para Pindamonhangaba e para o Reino de Deus, por serem a força multiplicadora do Evangelho. Que Deus revista vocês com poder do Espírito Santo para que vocês levem a boa notícia em Pindamonhangaba e até aos confins da terra. Parabéns Assembleia de Deus pelos seus 114 anos” Gessé, ainda, complementou que “atualmente estamos em 44 endereços, contando a SEDE e congregações e é a maior denominação evangélica do país, presente em todo o território nacional”.
Casais homenageados
Na sessão solene, o Poder Legislativo concedeu honrarias aos casais: Adenir Alves dos Santos e Elida Cristina Castello Branco dos Santos, Adilson Fernandes Júnior e Ana Carla de Oliveira Fernandes, Helyson Malta Dantas da Silva e Camila Cavalcante Dantas da Silva, Julio César Machado e Simone Assis Machado, Natanael de Souza Luis e Nateji Vitoria Palermo de Souza, Osmar Salgado dos Santos e Márcia Daniela Delfina de Faria dos Santos, Rodolfo Luis de Oliveira e Meire Ellen Aquino do Nascimento de Oliveira, Samuel Rodrigues dos Santos e Tamara Lamin Branco Rodrigues, Tiago Rodrigues de Oliveira e Maria das Graças Gonçalves de Oliveira, Vagner Alves e Elisete dos Santos Alves, Vítor Hugo Mariano da Silva Lourenço e Sabrina Torquato Eugênio e Wesley de Sousa França e Jéssica Daiane Brandão de Oliveira França.
Além das homenagens com a entrega dos Diplomas de ‘Honra ao Mérito’, a sessão solene contou com participação do Coral de Jovens e Adolescentes da FADEP que entoaram o Hino de Louvor “Bondade de Deus”, de Isaias Saad”.
Oração de encerramento
Ao final, a Oração de Encerramento foi conduzida pelo Pastor Valter Braga.
E, ao final, encerrando a solenidade, o Presidente da sessão, vereador Marco Mayor agradeceu a presença de todos e parabenizou os casais homenageados, familiares e amigos presentes e finalizou dizendo estar “feliz e realizado por poder comemorar desde 2022 essa importante data para a Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Ministério Belém em nossa cidade”.