A Cadeia Produtiva Local (CPL) do Mel foi contemplada pelo fomento do SP Produz, programa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, para expandir a produção do mel e impactar toda a agricultura na cidade de Marília, no interior paulista.
O apicultor Fernando Ferreira, de 62 anos, faz parte da CPL e vê a importância das abelhas nas plantações da região. “As abelhas percorrem desde lavouras de café, laranja, melancia, soja, abacate, girassol, até mesmo áreas de produção de celulose e pastagens dos bois. Elas ajudam todo mundo, não só os produtores de mel”, destaca.
LEIA TAMBÉM: Vale do Paraíba recebe a 10ª Indicação Geográfica do Mel no estado de SP
O fomento possibilitou parcerias com instituições locais para análises físicas, químicas e microbiológicas do mel, garantindo qualidade e segurança para o consumidor, além do certificado do produto e selo de qualidade.
“O reconhecimento da CPL foi uma virada de chave para os apicultores: eles saíram da informalidade e passaram a ter certificação, capacitação e mercado estruturado. Com o fomento do SP Produz, ampliamos a sede da nossa associação, adquirimos equipamentos e dobramos a produção de mel certificado. Hoje, mais produtores entregam de forma legalizada, gerando renda, valorização e segurança ao consumidor”, destaca Regiele Higye, coordenadora da CPL do Mel.
Somente no município de Marília, foram 12 mil quilos de mel produzidos em 2024, segundo dados do Painel de Produção de Mel de Abelha, organizado pelo IBGE.
O incentivo financeiro do SP Produz possibilitou ainda a realização de capacitações, aumento da produção de 4 para 8 toneladas de mel e até a construção de um novo prédio. “Estamos dobrando a quantidade de produtores, possibilitando até, em um futuro, vender para exportação. Agora, com o fomento, estamos finalizando a construção de uma nova sede, maior que a atual”, afirma Fernando Ferreira.
LEIA TAMBÉM: SP Produz reconhece cadeia produtiva local e consolida vocação de Itápolis como capital nacional do sorvete
Impacto na agricultura e no equilíbrio ecológico
Além das melhorias para os apicultores, a CPL fortalece toda a agricultura. As abelhas são levadas para plantações para polinizar e, ao mesmo tempo, produzir mel. O processo beneficia todo o sistema rural, até mesmo o pasto dos bois, já que o capim braquiária também depende da polinização das abelhas.
A CPL do Mel não impactou somente a produção de mel, mas também impulsionou o equilíbrio ecológico de toda a região, beneficiando todos os produtores rurais de Marília e impulsionando a economia local como um todo.
“Com a valorização da apicultura regional pela CPL, os produtores passaram a cuidar melhor das floradas, preservar áreas verdes e entender a importância da biodiversidade. A cidade também começou a perceber o valor das abelhas tanto pela renda gerada quanto pelo papel que elas desempenham no equilíbrio ecológico. E sim, a mudança é visível: mais diálogo sobre sustentabilidade, mais interesse das escolas e mais conexão entre natureza, alimento e comunidade”, afirma Regiele.
SP Produz
Lançado em junho de 2024, o programa SP Produz tem como objetivo fortalecer as cadeias produtivas locais de São Paulo, estimulando a auto-organização de aglomerações produtivas setoriais e promovendo o desenvolvimento econômico regional. No ano passado, foram reconhecidas 80 CPLs, com os graus de maturidade: Aglomerado Produtivo, CPL em Desenvolvimento, CPL Consolidada e CPL Madura.