As cidades de Caraguatatuba e Ubatuba foram atingidas por chuva torrencial na noite desta quarta-feira (6). As regiões atingidas foram a do Parque Estadual e a Serra do Mar. Segundo informações da Defesa Civil local, os acumulados chegaram a cerca de 80 milímetros em apenas uma hora, resultando em transtornos para moradores de Caraguatatuba.
Os principais impactos foram os transbordamentos registrados nos rios Guaxinduba, Rio do Ouro e Santo Antônio. Bairros como Rio do Ouro e Martin de Sá, além de áreas centrais da cidade, foram afetados pelos alagamentos decorrentes do volume de chuva.
Equipes da Defesa Civil, em conjunto com Secretarias Municipais, mobilizaram-se imediatamente para prestar assistência e monitorar as regiões atingidas. No entanto, o trabalho foi dificultado devido à vazão dos rios.
Uma família, composta por dois adultos, precisou ser removida de sua residência no bairro Rio do Ouro como medida de precaução diante da situação emergencial.
As autoridades enfatizam a importância da população permanecer atenta e, em caso de emergência, acionar os órgãos competentes. Para isso, os moradores podem entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo número 193. As equipes continuam trabalhando para minimizar os impactos da chuva e garantir a segurança dos cidadãos.
Transtornos em Ubatuba
Em Ubatuba, os transtornos foram ainda mais intensos, com acumulados de mais de 90 milímetros em 3 horas de chuva, especialmente em bairros como Figueira, segundo pluviômetros do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais). Houve alagamentos, queda de árvores e a estrada do Monte Valério foi interditada devido aos riscos de deslizamento de terra.
A Oswaldo Cruz também apresenta vários pontos críticos, com acidente e queda de árvore na Serra