Os casos de covid-19 no Brasil estão em queda, de acordo com o mais recente Boletim Infogripe, divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) nesta quinta-feira (17). A redução é evidente principalmente na Região Centro-Sul, com uma diminuição dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) associados à covid-19 e rinovírus.
Os dados do boletim são referentes à semana de 6 a 12 de outubro e baseiam-se nas informações registradas no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sive-Gripe). A análise indica um sinal de queda nos casos de SRAG, tanto em curto prazo (últimas três semanas) quanto em longo prazo (últimas seis semanas).
Vagas de emprego no PAT Oportunidades em diversas áreas com requisitos de experiência e formação
A incidência de SRAG por covid-19 tem sido mais pronunciada entre crianças pequenas e idosos, enquanto a mortalidade é maior em pessoas acima de 65 anos. Entre os estados, Mato Grosso e Pernambuco apresentaram crescimento nos casos de SRAG. Em Pernambuco, além de aumento de casos de SRAG por covid-19 entre adultos e idosos, há um crescimento significativo de ocorrências graves por rinovírus entre crianças e adolescentes de 5 a 14 anos.
Nas últimas quatro semanas epidemiológicas, os casos positivos de SRAG se distribuíram entre 14% para Influenza A, 8,3% para Influenza B, 5,3% para vírus sincicial respiratório, 32,1% para rinovírus e 26,7% para SARS-CoV-2. No total, este ano, o Brasil já registrou 144.365 casos de SRAG, dos quais 47,5% tiveram confirmação laboratorial para algum vírus respiratório.
Além disso, 8.817 óbitos por SRAG foram registrados em 2024, sendo 51,9% com resultados laboratoriais positivos. Entre esses casos, 52% foram causados por covid-19, com outras doenças respiratórias também contribuindo para o número de mortes.
Futsal, Judô e Futebol Agitam Pindamonhangaba no Próximo Fim de Semana