Brasileiros realizam mais uma edição de evento cultural na França

Mais de 150 artistas fazem mais um momento de celebração do Ano do Brasil na França, que desde maio passado tem realizado uma série de ações no país europeu para celebrar os 200 anos de relações diplomáticas bilaterais. Dessa vez, a festa será na cidade francesa de Montrouge, localizada a pouco mais de 6km do centro de Paris. 

Neste sábado e domingo, acontece mais uma edição do Odoyá France. Com programação totalmente gratuita, com várias manifestações da cultura brasileira. Estão previstos também cortejos a partir do meio dia, como explica o cantor Tom da Bahia, que também é organizador do evento:

“Nós vamos fazer uma caminhada de 300 metros naquele swing maravilhoso até o Parque Jean Loup Metton. 300 metros de cortejo! Vamos chegar aqui, vai ter uma praia artificial de 5.000 metros quadrados de área toda reservada e preservada para o Brasil. Vamos ter o nosso palco lindo, maravilhoso, onde vai ter a nossa apresentação. Tudo gratuito, capoeira, batucada, dança afro, dança samba, show ao vivo, DJ…”.

No sábado, a programação segue até as 23h e, no domingo até as 19h, horário local. A Associação Cultural Brasileira Odoyá France, que promove o evento, tem a expectativa de reunir 30 mil pessoas entre brasileiros, franceses e turistas. O cantor baiano Del Feliz vai levar um recorte muito brasileiro para a festa, o forró. Ele se apresenta no domingo

“E a gente vai estar vivendo um momento muito especial, convidar toda a comunidade brasileira para a gente fazer uma super festa. Associação Odoyá faz uma festa lindíssima do 7 de setembro. Aqui tem um desfile de cultura, de muita música, de muita alegria, um dia simbólico para a gente celebrar o Brasil”.

O Ano do Brasil-França e França-Brasil já aconteceu em outras duas oportunidades: em 2005, foi a cena artística brasileira em terras francesas; e, em 2009, o país europeu trouxe sua diversidade cultural aqui para o Brasil. Este ano, na sua terceira edição, cerca de 50 cidades francesas recebem, entre maio e dezembro, uma programação que inclui um recorte da nossa música, artes visuais, cinema e gastronomia.


Cultura

Compartilhe esse post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest