A Guarda Civil Municipal (GCM) de Ubatuba divulgou um balanço das ocorrências atendidas pela corporação no mês de agosto. Ao todo, foram 26 registros de 20 diferentes naturezas.
O levantamento aponta a diversidade de situações atendidas pela corporação, que atua diariamente em todo o território municipal, garantindo apoio à população e a diferentes setores da administração pública.
Entre as ocorrências, destacam-se acidentes de trânsito com vítimas (3), perturbação do sossego (5), porte ilegal de arma (1), pessoa desaparecida (1) e casos de incêndio, furto e vazamento de gás com incêndio. A GCM também prestou apoio em ações específicas, como fiscalização de praia — realizada diariamente —, suporte em ato demolitório por ofício judicial, além da colaboração semanal em ações de limpeza em locais com situações envolvendo pessoas em situação de rua, junto à Secretaria de Infraestrutura.
“O trabalho da GCM é desafiador diante da dimensão territorial de Ubatuba, que possui mais de 100 km de extensão, abrangendo áreas urbanas, costeiras e de mata”, relembrou o comandante Rogério Ramos dos Santos.
Para reforçar a capacidade de resposta, a corporação recebeu, na última sexta-feira, 29 de agosto, o reforço de 33 novos guardas municipais, aprovados em concurso público. Após a conclusão do curso de formação, o efetivo total da GCM passará a ser de 77 integrantes.
Balanço das ocorrências – Agosto/2025
- Acidente de trânsito com vítimas: 3
- Acidente de trânsito sem vítima: 1
- Desordem: 1
- Incêndio: 1
- Averiguação de perturbação do sossego: 5
- Auto abandonado: 1
- Averiguação de transporte irregular: 1
- Averiguação de postura: 1
- Averiguação de comércio: 1
- Apoio demolitório (ofício judicial): 1
- Averiguação de poda de árvore: 1
- Apoio à fiscalização: 2
- Apoio à infraestrutura: 1
- Apoio à Casa do Menor: 1
- Furto: 1
- Vazamento de gás com incêndio: 1
- Porte ilegal de arma: 1
- Pessoa desaparecida: 1
- Recolhimento de veículo: 1
Totais:
- Ocorrências registradas: 26
- Naturezas diferentes: 20