Aumento Expressivo de Casos de Dengue em Pindamonhangaba em 2024

Notícia publicada em: 27 de março de 2024

Pindamonhangaba enfrenta aumento expressivo de casos de dengue em 2024

Pindamonhangaba, uma cidade conhecida por sua rica cultura e história, está enfrentando um desafio de saúde pública. A cidade registrou um total de 7.566 casos de dengue apenas em 2024, um aumento significativo em relação aos anos anteriores. Infelizmente, cinco desses casos resultaram em mortes.

Os dados, que foram divulgados em um boletim da Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba em 27 de março, mostram que a situação é grave. No mesmo período do ano passado, foram registrados apenas 282 casos, e o total para todo o ano de 2023 foi de 2.507 casos.

Conteúdo recomendado: Funcionamento dos Serviços Municipais em Pinda Durante o Feriado Prolongado

Os bairros mais afetados são Ipê, Araretama, centro de Moreira César, Vila São Benedito, Mantiqueira, Santana, Pasin, Vila Rica e Liberdade. Juntos, esses bairros representam 40,8% do total de casos, com 3.070 infecções registradas.

Além da dengue, a cidade também registrou seis casos de chikungunya, outra doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

Para combater a disseminação dessas doenças, a Secretaria de Saúde tem intensificado suas ações em toda a cidade. As equipes estão concentradas em áreas específicas, realizando limpezas e eliminando água parada – um ambiente propício para a proliferação do mosquito.

Ricardo Costa Manso, responsável pelo Controle de Vetores, enfatizou a importância da colaboração dos moradores nesse esforço. “Estamos em uma época de muitas chuvas, registrando volume acima do normal. O grande volume de águas, aliado às elevadas temperaturas, gera condições ideais para a proliferação do mosquito da dengue. Precisamos da colaboração dos moradores, para que eliminem água parada dos seus quintais”, disse ele.

A luta contra a dengue é um esforço conjunto, e cada cidadão tem um papel a desempenhar. Com a colaboração de todos, Pindamonhangaba pode superar esse desafio.