O Boletim InfoGripe, divulgado hoje (26) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), revelou um aumento nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causados pela covid-19 em seis estados brasileiros e no Distrito Federal.
Os estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e São Paulo apresentaram crescimento no número de casos.
A pesquisa também destacou uma desaceleração no aumento dos casos graves de SRAG por Sars-CoV-2 em São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Por outro lado, infecções causadas por rinovírus, que afetam principalmente crianças e adolescentes de até 14 anos, têm mostrado queda ou desaceleração em grande parte das regiões Centro-Sul e Nordeste, com exceção de Ceará e Pernambuco, onde o aumento persiste.
De acordo com a Fiocruz, dez das 27 unidades federativas indicam crescimento de SRAG na tendência de longo prazo, incluindo Acre, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Roraima e Tocantins.
Embora o crescimento dos casos graves tenha desacelerado em alguns estados, a covid-19 ainda é a principal causa de mortalidade por SRAG entre idosos, seguida pela influenza A. A pesquisadora Tatiana Portella, do InfoGripe, reforça a importância da vacinação, principalmente para idosos e grupos de risco. Ela também recomenda o uso de máscaras em ambientes fechados e a participação na campanha de vacinação contra a influenza A nas regiões Norte do país, onde há aumento dos casos de SRAG.
CEPATAS Abre Inscrições para Castração de Cães e Gatos em Pindamonhangaba