O atleta Thiago Resende e o técnico Rodrigo Pereira embarcam nesta quarta-feira (3), para representar o Brasil no 20º Campeonato Mundial de Atletismo, entre 13 e 21 de setembro, em Tóquio, no Japão.
O atleta Thiago Resende e o técnico Rodrigo Pereira embarcam nesta quarta-feira (3), para representar o Brasil no 20º Campeonato Mundial de Atletismo, entre 13 e 21 de setembro, em Tóquio, no Japão. O evento reunirá mais de 2.000 atletas de aproximadamente 200 países.
Serão 49 provas de pista e campo, que acontecerão no moderno estádio nacional de Tóquio. Será a segunda vez que a capital japonesa recebe o torneio, a primeira ocorreu em 1991. A expectativa é de arquibancadas lotadas, em contraste com os Jogos Olímpicos de 2020, realizados sem público por causa da pandemia.
Thiago, de 21 anos, é uma das grandes promessas do atletismo nacional. Ele integra a equipe de atletismo de alto rendimento de Taubaté, que conta com o apoio da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Qualidade de Vida e do Fadat (Fundo de Assistência ao Desporto Amador de Taubaté).
Entre as vitórias e conquistas ao longo da carreira, atualmente é líder do ranking nacional e sul-americano sub-23 e ocupa a vice-liderança no ranking adulto. Neste ano, foi medalhista de prata no Sul-Americano de Mar del Plata, na Argentina. Sua trajetória também inclui a participação no programa Vivência Olímpica, que o levou a Paris, em 2024, como um dos representantes do Brasil.
Já a convocação de Rodrigo Pereira para a comissão técnica da seleção brasileira confirma a qualidade do trabalho desenvolvido pelo profissional, que é servidor da Secretaria de Esportes, Lazer e Qualidade de Vida de Taubaté e atua como técnico da equipe de atletismo do município desde 2014, somando sete convocações em categorias de base da seleção em competições sul-americanas, pan-americanas e mundiais.
Em 2025, foi chamado pela primeira vez para integrar a comissão técnica da seleção adulta, no Sul-Americano realizado em Mar del Plata. Agora, a missão será colaborar na conquista do pódio para o Brasil no Mundial.