Arte e Superação Idosa Encontra Inspiração e Força na Produção de Bonecas

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo tem sido um palco de histórias de superação e transformação através da arte, especialmente nos escritórios das Casas de Cultura. Entre tantas histórias, destaca-se a de Carmelúcia Alves, de 79 anos, que, aos poucos, tornou-se uma inspiração para todos na Casa de Cultura Chico Triste, localizada na Vila Tesouro, região leste de São José dos Campos.

Veja mais: Gincana “Cientific@ndo ODS” promove sustentabilidade nas escolas de Jacareí e premia EMEIF Maria Augusta

Tudo começou quando Carmelúcia acompanhava seu neto ao escritório de circo e aguardava pacientemente por duas horas até que ele terminasse. Renata Guimarães, coordenadora da casa, lembra como sempre a incentivou a participar, embora recebasse uma resposta negativa. Foi apenas em 2019, após se aposentar e sentir a necessidade de uma atividade para ocupar o tempo, que, com a ajuda de sua filha Ana Lúcia, Carmelúcia se inscreveu na oficina de confecção de bonecas.

Hoje, Carmelúcia conta com um verdadeiro acervo de bonecas, algumas das quais distribuídas entre amigos e familiares, e outras vendidas. “Agora, tenho muitas bonecas. Algumas já dei, outras vendi, e tenho bastante na minha casa”, relata a artista com orgulho.

Durante a pandemia, Carmelúcia aprimorou seu aprendizado de forma online, aproveitando o tempo em casa para se aprimorar na arte de fazer bonecas. Essa prática não apenas a manteve ocupada, mas tornou-se uma fonte de alegria e motivação para enfrentar tempos difíceis.

Porém, em 2020, uma idosa enfrentou um novo desafio: o diagnóstico de câncer. As bonecas, mais uma vez, foram um apoio emocional essencial. A arte, aliada à resiliência, serviu como uma forma de terapia para ela. “A Carme foi muito especial, ela chegou aqui quietinha. Costura e faz roupas, mas bonecas nunca tinham feito. Porém, ela é tão esperançosa que, só de ver a gente fazer, ela já fazia”, conta Cida Berna, professora do workshop.

Carmelúcia se dedica à customização das bonecas, adicionando cabelos, acessórios, e até roupas inspiradas em memórias familiares, fazendo de cada peça uma expressão de carinho e criatividade. Sua dedicação contagia outros participantes do escritório e inspira todos ao seu redor.

Serviço
Casa de Cultura Chico Triste
Endereço: Milton Cruz, S/Nº – Vila Tesouro
Telefone: (12) 3924-7308

Compartilhe esse post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest