
O Governo de São Paulo lançou nesta quinta-feira (11) a quarta rota temática. Depois das Rotas do Vinho de São Paulo, Rotas do Café de São Paulo, Rotas do Queijo, é a vez de prestigiar um dos destilados mais emblemáticos do país, com quase 500 anos de história: a cachaça. Na região da Alta paulista, os municípios de Tupã, Ourinhos, Platina e Dracena são os representantes das Rotas da Cachaça. A rota reúne produtores tradicionais e atrativos culturais que valorizam a bebida símbolo do Brasil. O projeto é coordenado pela Casa Civil e conta com as contribuições das Secretarias de Turismo e Viagens; de Agricultura e Abastecimento; de Cultura e Economias Criativas; de Desenvolvimento Econômico e da Invest SP.
A Rota Alta Paulista é um mergulho na história da cachaça artesanal. Entre os destaques está o Museu da Cachaça, em Tupã, espaço dedicado à preservação da memória e cultura da bebida. A rota inclui produtores icônicos como Cachaça Ambrozim (Platina), Água Doce Melzinho Exportações (Tupã), Alma de Gato (Ourinhos) e Destilaria Vitória (Dracena), que oferecem visitas guiadas e degustações exclusivas.
“Cada produtor é um guardião da tradição da cachaça paulista. Essa rota é uma celebração da história e da hospitalidade do nosso interior”, afirma Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens.
Além das experiências gastronômicas, os turistas podem aproveitar trilhas ecológicas, almoços harmonizados e hospedagens rurais, vivenciando o melhor do turismo sustentável. A iniciativa integra o projeto Rotas da Cachaça, que reúne oito circuitos em 65 municípios paulistas, fortalecendo a economia criativa e o turismo rural.
LEIA TAMBÉM: Governo de SP lança Rotas da Cachaça para fomentar turismo, agronegócio e desenvolvimento regional
O projeto inclui, ainda, sete Destinos de Experiências e oito Destinos de Negócios. As Rotas da Cachaça de São Paulo integram outras iniciativas do governo estadual como as Rotas do Vinho de São Paulo, Rotas do Café de São Paulo e as Rotas do Queijo de São Paulo, todas reúnem experiências que combinam e valorizam o turismo rural, a natureza, a história, proporcionam degustações e formação técnica.
LEIA TAMBÉM: Governo de SP lança Rota do Queijo Paulista para impulsionar produção artesanal, turismo e desenvolvimento
Atualmente, existem 1.266 estabelecimentos elaboradores de cachaça registrados no Brasil, de acordo com o Anuário da Cachaça 2025, do Ministério da Agricultura e Pecuária. O estado de São Paulo experimentou crescimento de 5,9% nos registros de estabelecimentos elaboradores de cachaça registrado em 2024 de acordo com o anuário.





