Ações Intensificadas de Combate à Dengue em Ubatuba: Situação de Emergência em 2024

Ubatuba em Alerta: Ações de Combate à Dengue Intensificadas

Em 2024, Ubatuba enfrenta uma situação de emergência em saúde pública devido ao alto número de casos de dengue. Até agora, foram confirmados 1529 casos, com outros 2204 ainda aguardando resultados de exames.

Para combater a doença, o setor de Endemias da Vigilância em Saúde tem realizado vistorias diárias e mutirões para eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses. Nas últimas quatro operações de “arrastão”, foram visitados 10381 imóveis e vistoriados 5783.

Conteúdo recomendado: Governo estabelece cota para captura de peixes em 2024

No entanto, durante a campanha, os agentes que trabalham nas ruas enfrentam duas grandes dificuldades. A primeira é conseguir a permissão dos moradores para que os técnicos entrem em suas propriedades para a vistoria de possíveis criadouros de larvas do mosquito. De cada 10 casas, quatro recusam essa entrada.

A segunda dificuldade é a conscientização da comunidade para que façam sua parte, eliminando recipientes e materiais que possam acumular água limpa. Não é necessário esperar a visita dos agentes para fazer a sua parte.

Jorge Dantas, coordenador de Endemias, reforça a importância da colaboração da população neste combate. “Contamos com a população para colaborar nesse combate, tomando os cuidados básicos, como evitar água parada e manter a limpeza frequente dos imóveis, caixas d’água e calhas”, disse ele. A luta contra a dengue é uma responsabilidade de todos nós. Vamos juntos vencer essa batalha!

Compartilhe esse post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest