Ações do Governo de SP fortalecem a luta contra a violência às mulheres com deficiência

Com o Dia Nacional de Combate à Violência contra a Mulher, celebrado em 10 de outubro, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) intensifica suas ações de apoio às mulheres com deficiência, vítimas de violência.

O Governo do Estado de São Paulo vem promovendo iniciativas importantes, como atendimento especializado e cursos de capacitação, para apoiar essas mulheres, dando-lhes suporte e autonomia.

Vestibular Unesp 2025 Última chance para se inscrever até esta segunda-feira!

Os Centros de Apoio Técnico (CATs), instalados em cinco cidades paulistas, oferecem atendimento especializado e humanizado às vítimas, incluindo apoio psicológico e encaminhamento à rede de proteção. Nos últimos quatro anos, foram registrados mais de 2,1 mil boletins de ocorrência envolvendo violência de gênero e realizados mais de mil encaminhamentos.

Outro destaque é o programa TODAS in-Rede, que já capacitou mais de 760 mulheres em temas de liderança e empoderamento feminino. A 8ª edição, que começa no dia 15 de outubro, terá 232 participantes de 23 estados brasileiros. Além das mulheres com deficiência, o programa também capacita profissionais da rede de proteção, como delegados e promotores, preparando-os para um atendimento mais adequado e humanizado.

Marcos da Costa, secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, ressaltou a importância das ações: “Nosso objetivo é tirar essas mulheres de uma situação de vulnerabilidade e conduzi-las a um protagonismo, assegurando seus direitos fundamentais.”

Os CATs estão localizados em delegacias de São Paulo, Campinas, Guarulhos, Ribeirão Preto e Santos. Para os serviços, não é necessário agendamento prévio. O programa TODAS in-Rede, criado em 2020, visa fortalecer a autonomia feminina, abordando temas como prevenção à violência, autoestima e direitos afetivos.

Obras em ferrovias da Malha Paulista alavancam setor de construção civil

Compartilhe esse post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest