Paula Paz
Mobilidade Urbana
Colaborou a estagiária Flavia Souza
Participantes recebem orientações após a dinâmica sensorial na calçada | Foto: PMSJC
Orientação aos condutores
Aos motoristas e motociclistas que passavam pelo local, foram realizadas abordagens educativas com a entrega de panfletos informativos e orientações de segurança. O material distribuído trouxe alertas fundamentados em dados, como o de que a leitura de mensagens ao volante eleva em até 400% o risco de acidentes.
As orientações tiveram como foco a mudança de comportamento, apresentando medidas práticas, como ativar o modo “Não Perturbe” ao dirigir, programar o GPS antes de iniciar o trajeto, utilizar comandos de voz, parar em local seguro em situações de urgência e usar suporte fixo para o celular. A mensagem final reforçada no material foi clara e direta: “Seu bem maior é a vida”.
Agente da mobilidade entrega material educativo e orienta motorista durante a ação. | Foto: PMSJC
Engajamento e compromisso com a vida
Durante a ação, foi observada uma alta receptividade do público. A preservação de vidas foi um ponto central nas interações. Diversos motoristas e motociclistas, ao receberem o material e a orientação dos agentes de mobilidade, manifestaram a intenção de atuar como multiplicadores da mensagem, comprometendo-se a divulgar o alerta entre amigos e familiares.
Condutora recebe orientações sobre os riscos do celular ao volante. | Foto: PMSJC
A ação reforça que a segurança viária é uma responsabilidade compartilhada entre poder público e cidadãos, e pequenas atitudes, como deixar o celular de lado durante qualquer deslocamento, são decisivas para preservar vidas.
MAIS NOTÍCIAS
Mobilidade Urbana



