Abril Marrom Campanha de Prevenção às Cegueiras e Doenças Oculares

Notícia publicada em: 22 de abril de 2024

A prevenção é fundamental para manter a saúde ocular saudável e saudável. Fernando Ramalho, especialista em cirurgia refrativa no Oftalmos – Hospital de Olhos, em Santa Catarina, destaca a importância de realizar exames oftalmológicos de rotina e adotar cuidados básicos para o diagnóstico precoce e tratamento de doenças oculares.

Nova vacina contra a COVID-19 chega à população em 15 dias, trazendo esperança e cautela

Durante o mês de Abril Marrom, campanha realizada em todo o Brasil, o foco é alertar a população sobre a importância de buscar acompanhamento médico e realizar exames de rotina para o diagnóstico precoce de doenças oculares que podem levar à cegueira.

Algumas dessas doenças, como retinopatia diabética, catarata, glaucoma e degeneração macular relacionada à idade (DMRI), podem ser prevenidas ou controladas se os cuidados forem feitos anteriormente, na fase inicial.

Uma pesquisa da Universidade de São Paulo indica que, até 2050, os casos de cegueira e deficiência visual vão dobrar no mundo todo.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 80% dos casos de cegueira poderiam ser prevenidos com ações efetivas de prevenção e tratamento.

Brasil atinge 1,6 mil mortes confirmadas por dengue

Para evitar a cegueira, o Dr. Fernando Ramalho recomenda exames oftalmológicos de rotina, proteger os olhos com óculos de sol com proteção UV, evitar olhar diretamente para o sol ou fontes de luz intensa, usar equipamentos de proteção adequados em atividades que possam colocar os olhos em risco, manter um acompanhamento com especialistas em doenças crônicas como diabetes e hipertensão, procurar um médico oftalmologista imediatamente em caso de problemas de visão, e praticar medidas simples de higiene, como lavar as mãos regularmente e não coçar os olhos.

Rio Pinheiros se Transforma no Primeiro Ano do Programa IntegraTietê