Em Ubatuba, o mês de Fevereiro deve ser marcado por um padrão típico de verão no litoral, porém, com temperaturas ligeiramente mais amenas e grande presença de umidade, favorecendo pancadas de chuva frequentes e episódios de temporais, principalmente nas duas primeiras semanas do mês.
A tendência climática indica que, apesar de os volumes totais de chuva ficarem próximos da média histórica, a forma como essa precipitação deve ocorrer — concentrada em alguns períodos — exige atenção da população, especialmente em áreas de encosta e pontos sujeitos a alagamentos.
As temperaturas mínimas médias devem variar entre 21°C e 23°C, enquanto as máximas médias ficam entre 26°C e 28°C. A previsão aponta que a média mensal pode permanecer até 1°C abaixo da normal climatológica. Mesmo com essa leve queda, a sensação para os moradores e turistas tende a ser de dias abafados, devido à alta umidade do ar. Nos dias com chuva, o tempo fica um pouco mais ameno, mas ainda úmido, mantendo o desconforto típico do verão litorâneo.
O acumulado de precipitação previsto para o mês deve ficar entre 200 mm e 220 mm, valor considerado dentro da normalidade para fevereiro em Ubatuba. A primeira semana já começa sob influência da possível formação de um ciclone próximo à costa do estado de São Paulo, o que aumenta o transporte de umidade para a região e pode elevar os volumes de chuva em até 10 mm acima da média.
Na segunda semana, o cenário é de ainda mais instabilidade, com possibilidade de formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), sistema que costuma provocar períodos prolongados de chuva no Sudeste. Nesse período, os acumulados podem chegar a até 25 mm acima da média, com risco de temporais acompanhados de rajadas de vento e descargas elétricas.
A terceira semana tende a apresentar volumes mais próximos da média, mantendo o padrão de pancadas de chuva convectivas no fim da tarde, provocadas pelo aquecimento ao longo do dia e pela grande disponibilidade de umidade. Já na quarta semana, as chuvas devem ser mais rápidas e pontuais, com volumes um pouco menores em comparação às semanas anteriores, mas ainda dentro do comportamento típico da estação.
Do ponto de vista climático mais amplo, o mês ocorre sob condições neutras de La Niña, com possível transição para El Niño nos próximos meses, ainda com pouca influência direta no momento. A atuação de fenômenos sazonais, como a Oscilação Madden-Julian (MJO), favorece a entrada de massas de ar mais frias e úmidas sobre a região, contribuindo para a maior nebulosidade e ocorrência de chuva.
“Diante desse cenário, a recomendação é de atenção redobrada em períodos de chuva intensa, já que, mesmo com totais mensais dentro da média, a intensidade dos eventos pode gerar impactos localizados em Ubatuba”, alertou o diretor da Defesa Civil de Ubatuba, Alexandre Napoli.
A orientação em situações de emergência e risco é acionar o telefone 199 da Defesa Civil ou 193, do Corpo de Bombeiros. Para receber alertas gratuitos da Defesa Civil, basta enviar um SMS com o CEP da localidade para o número 40199.






