Os contribuintes poderão optar pelo pagamento parcelado em até 10 vezes ou pela cota única. A primeira parcela do IPTU 2026 vence no dia 20 de fevereiro de 2026, e as demais parcelas terão vencimento no dia 17 de cada mês.
Já o pagamento em cota única poderá ser efetuado até o dia 25 de março de 2026, com desconto para o contribuinte. Quem não possui débitos com o município terá 10% de desconto. Para contribuintes que possuem algum tipo de acordo ou débito com a Prefeitura, desde que estejam em dia, o desconto será de 5%.
A Prefeitura informa ainda que o sistema pode passar por eventuais ajustes operacionais, sem prejuízo aos prazos estabelecidos.
O secretário adjunto de Gestão Financeira, Fernando Crésio, ressalta a importância de manter o imposto em dia. “É fundamental que os contribuintes realizem o pagamento dentro dos prazos para evitar futuros protestos. Além disso, o IPTU é uma fonte de receita extremamente importante para o município, especialmente diante da queda dos royalties, contribuindo diretamente para a manutenção dos serviços públicos e dos investimentos na cidade”, destacou.
Os recursos arrecadados com o IPTU são destinados a investimentos em áreas como saúde, educação, infraestrutura urbana, limpeza pública e manutenção dos serviços municipais.




