Lula e Daniel Vorcaro: Reunião Fora da Agenda em Dezembro de 2024

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu Daniel Vorcaro, controlador do Banco Master, em reunião de 1h30 no Palácio do Planalto em dezembro de 2024. O encontro não foi registrado na agenda oficial do governo.

Detalhes do Encontro

A articulação partiu do ex-ministro Guido Mantega, que acompanhou Vorcaro e o ex-CEO do banco, Augusto Lima. Também esteve presente Gabriel Galípolo, indicado à presidência do Banco Central (empossado em janeiro de 2025). A reunião ocorreu no gabinete pessoal de Lula, chefiado por Marco Aurélio Ribeiro, onde Vorcaro discutiu questões operacionais do Banco Master, como concentração de mercado. Lula sugeriu que temas técnicos fossem tratados pelo BC.

Contexto das Investigações

Na época, o Banco Master estava no centro de inquérito no STF, relatado por Dias Toffoli, sobre suposta venda de ativos inexistentes envolvendo o BRB. Em Maceió (23/01/2026), Lula criticou a defesa de Vorcaro, afirmando que “falta vergonha na cara” a apoiadores. O Planalto e o BC não comentaram a omissão na agenda.

Repercussão na Mídia

A informação foi revelada em janeiro de 2026 por veículos como Metrópoles, CNN Brasil, Poder360 e UOL. Não há indícios divulgados de irregularidades na reunião, mas o sigilo reacendeu debates sobre transparência oficial. O governo foi procurado sem resposta imediata.

Situação Atual

O caso Master segue sob análise no STF. A oposição questiona a falta de registro, enquanto aliados minimizam como “conversa informal”. Atualizações dependem de posicionamentos oficiais do Planalto e do Judiciário.

Compartilhe esse post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias
Categorias

Se inscreva em nosso Newsletter

Receba notificações sobre as últimas notícias