
No mês em que São Paulo celebra seu aniversário, a capital reafirma sua diversidade de oportunidades e a economia forte. Responsável por cerca de 30% do PIB do Estado, a cidade vem ampliando seu protagonismo em áreas como sustentabilidade, turismo, cultura e economia criativa, impulsionadas por ações do SP Produz, programa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
No Polo de Ecoturismo de São Paulo, que abrange as regiões de Parelheiros, Marsilac e Grajaú, o SP Produz contribui para o engajamento comunitário, educação ambiental e fortalecimento da economia local. As atividades oferecidas vão desde trilhas e experiências de educação ambiental até turismo de aventura, como rafting, com opções para crianças a partir de 4 anos.
“A educação ambiental é um dos principais objetivos, especialmente para conscientizar sobre o descarte correto de resíduos. Realizamos diversos mutirões de limpeza em parceria com cooperativas e instituições de reciclagem. Toda a comunidade participa e é beneficiada”, afirma Roberto Carlos da Silva, representante da Associação das Micro-Pousadas, Turismo, Eventos, Comércio e Indústria do Polo de Ecoturismo de São Paulo.
LEIA TAMBÉM: SP Produz investe R$ 35 milhões em cadeias produtivas para impulsionar o desenvolvimento regional
O apoio do SP Produz trouxe mais capacitação em hospitalidade, além do desenvolvimento de roteiros e rotas turísticas e a criação de marketplaces de produtos turísticos, por meio de site e redes sociais do Polo.
Somente em 2025, o polo recebeu mais de 1 milhão de turistas, gerando cerca de 5 mil empregos diretos e 20 mil indiretos. O desempenho reforça o protagonismo de São Paulo no turismo nacional.
Além do ecoturismo, o SP Produz também alavanca a Cadeia Produtiva Local de Livros e Editoras da capital, que desempenha papel estratégico na formação de leitores, no desenvolvimento educacional e na geração de empregos.
A atuação da CPL estimula práticas mais sustentáveis em toda a cadeia produtiva, com incentivo ao uso responsável de papel, à otimização de processos, à redução de resíduos e ao fortalecimento de modelos de produção e distribuição com menor impacto ambiental.
O reconhecimento da CPL no programa SP Produz contribuiu para a organização e o fortalecimento do setor editorial paulistano, viabilizando iniciativas coletivas como compras conjuntas com fornecedores a até mesmo a realização de eventos literários por São Paulo.
Atualmente, as entidades que compõem a cadeia empregam cerca de 1 mil pessoas de forma direta, 500 de forma indireta e geram aproximadamente 100 postos temporários durante grandes eventos, como A Feira do Livro, consolidada como um dos principais encontros literários da capital paulista.
Novas cadeias e foco em inovação
Lançado em 2024, o SP Produz tem como objetivo fortalecer as cadeias produtivas locais do estado, estimulando e promovendo o desenvolvimento econômico regional. Desde seu lançamento em 2024, R$ 65 milhões foram disponibilizados para projetos em todo o estado.
O programa já atua na ampliação do número de CPLs na capital, com novas frentes de mapeamento e diálogo com diferentes setores. A cadeia da moda, por exemplo, que tem forte presença na cidade e potencial para integração com soluções voltadas à sustentabilidade e ao reaproveitamento de resíduos têxteis, ampliando o impacto econômico e ambiental das ações do programa.
“O fortalecimento da CPL eleva a economia da capital, as coisas são diretamente proporcionais. Quando as cadeias produtivas são reconhecidas a partir das vocações da cidade e a gente fomenta a inovação, o desenvolvimento e a pesquisa, isso faz com que São Paulo ganhe mais competitividade, gere mais emprego, mais renda e fortaleça a economia como um todo”, explicou a subsecretária de Competitividade e Desenvolvimento Econômico e Regional, Júlia da Motta.







