A Secretaria de Turismo de Ubatuba divulga o Calendário de Eventos 2026, que reúne uma variedade de atrações culturais, esportivas, gastronômicas e de lazer. Os organizadores tiveram até 10 de dezembro para submeter suas propostas, que foram avaliadas com base em critérios como impacto turístico, capacidade de atrair público, relevância cultural e viabilidade logística.
“O Calendário é uma ferramenta fundamental para a organização e promoção dos eventos na cidade, pois contribui com o planejamento dos segmentos e visitantes, uma vez que divulga antecipadamente as atrações”, explicou o secretário da pasta, Anderson Paiva.
Alguns destaques do documento são eventos tradicionais e bem aguardados em Ubatuba, como o 19º Festival de Marchinhas Carnavalescas e o Carnaval Histórico junto com o UBAFOLIA em fevereiro.
Em abril, importantes desafios esportivos, como o UB 515 Ultraman Brasil e o Desafio 28 Praias. No mês de maio, destacam-se a Festa do Trabalhador, o 9º FePET (Festival dos Pequenos Espaços Teatrais) e o Festival da Mata Atlântica.
Em junho, uma das festas mais icônicas e tradicionais: a 103ª Festa de São Pedro Pescador, reconhecida por sua procissão marítima e forte identidade caiçara. Já julho, vem repleto de eventos tradicionais, como a 24ª Festa da Mandioca, a 160ª Festa do Divino Espírito Santo — um dos eventos religiosos mais antigos da região — e o famoso 30º Festival do Camarão da Almada.
Outubro será marcado pelo 15º Festival Ubatubabirds, voltado para a observação de aves, segmento em que a cidade se destaca, abrigando 565 espécies, e pelas comemorações do Aniversário da Cidade no dia 28.
O ano se encerra com a tradicional celebração da Consciência Negra, o Dia Nacional do Samba, o Natal e o tradicional Baque da Virada no Réveillon.
Capital do Surfe
A temporada de surfe em 2026 contará com competições em nível nacional, municipal e estudantil. O grande destaque do calendário é o Campeonato Brasileiro – 3ª etapa do Surf Pro 10.000, que será realizado entre os dias 18 e 26 de julho, na Praia de Itamambuca.
A cidade busca manter sua posição de destaque, após o retorno bem-sucedido de campeonatos da CBSurf em 2025.
“O surfe faz parte da identidade de Ubatuba. Ver a cidade novamente sediando grandes etapas nacionais mostra a força do nosso esporte”, avaliou o secretário de Esportes e Lazer, Saulo Souza.



