Um levantamento da Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo, referente a janeiro a novembro de 2025, revela que São José dos Campos, Lorena e Pindamonhangaba concentram os maiores números de homicídios no Vale do Paraíba, com desempate considerando tentativas de homicídio. A região acumula 251 mortes violentas (homicídios dolosos e latrocínios) até novembro, mantendo-se como líder entre as áreas do interior paulista.
São José dos Campos lidera o ranking regional com o maior número absoluto de vítimas, seguido por Lorena (24 homicídios dolosos) e Pindamonhangaba, que se destaca em tentativas de homicídio para o desempate. Até março, São José registrava 11 homicídios dolosos, Lorena 8 e Pindamonhangaba 7, tendência que se manteve ao longo do ano. Outras cidades como Caraguatatuba e Aparecida também figuram entre as mais afetadas, concentrando mais da metade dos casos em trimestres iniciais.
O Vale do Paraíba soma 251 mortes violentas até novembro, superando regiões como Sorocaba (176 até outubro) e Ribeirão Preto (174). Apesar de uma queda de 10,6% nos homicídios em comparação a 2024 (de 235 para 210 até setembro), o aumento de 6,2% nas tentativas de homicídio preocupa as autoridades. Lorena destaca-se pela alta taxa de homicídios por 100 mil habitantes, assumindo liderança em rankings parciais.



