Cláudio Souza
Proteção ao Cidadão
Tecnologia de ponta, integração de sistemas e forças de segurança, agilidade e eficiência que transformaram São José dos Campos em referência nacional em segurança pública de qualidade, ultrapassa os limites da cidade cada vez mais, contribuindo para a solução de crimes em outros estados brasileiros.
Um dos casos mais recentes de sinergia no combate à criminalidade foi registrado nesta terça-feira (9), quando cinco homens foram presos por policiais militares de São José. Eles são suspeitos de terem roubado um estabelecimento comercial em Itajubá, no sul de Minas Gerais.
Após receberem informações do Copom (Centro de Operações da Polícia Militar) do CP1-1 (Comando de Policiamento do Interior) de que o veículo utilizado para o roubo na cidade mineira estaria retornando para Caçapava, as equipes do CSI (Centro de Segurança e Inteligência) verificaram as movimentações anteriores do carro, que foi cadastrado no sistema de monitoramento em tempo real e que opera 24 horas por dia através de câmeras inteligentes espalhadas por toda São José.
Policiais militares durante reunião do São José Unida nesta quarta (10) | Foto: Cláudio Vieira/PMSJC
Câmeras inteligentes
Quando as câmeras do CSI flagraram o veículo trafegando por São José, as equipes da Polícia Militar imediatamente foram acionadas, iniciando o cerco na região leste.
A equipe da Força Tática localizou o veículo, ocupado por cinco homens, que foram presos. Durante a ação, foram apreendidos o carro, um revólver calibre 38 com seis munições intactas, quatro celulares e mais de R$ 3.200 em espécie.
Os cinco suspeitos foram encaminhados à CPJ (Central de Polícia Judiciária), conhecida como Central de Flagrantes, onde ficaram à disposição das autoridades. Eles responderão pelos crimes de roubo (pena de reclusão de 4 a 10 anos e multa) e porte ilegal de arma (pena de 2 a 4 anos de reclusão).
O dinheiro e os celulares roubados serão devolvidos aos proprietários.
As câmeras inteligentes do CSI monitoram a cidade 24 horas por dia | Foto: Cláudio Vieira/PMSJC
São José Unida
A prisão dos suspeitos do roubo no sul de Minas Gerais reforça a importância do programa São José Unida, criado pela Prefeitura em 2017 para união das forças de segurança com o objetivo de prevenir a violência e reduzir a criminalidade.
O êxito na solução rápida e eficiente do crime é fruto da união do CSI, coração tecnológico do programa, com a Polícia Militar, uma das integrantes do trabalho conjunto realizado diariamente na cidade.
Também integram o São José Unida a Guarda Civil Municipal, Departamento de Posturas Municipais e Estética Urbana, Defesa Civil, agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana, Polícia Civil, Polícia Técnico-Científica, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Federal, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros e Detran-SP.
A força-tarefa tem reduzido constante e progressivamente os principais índices criminais.
As ações integradas garantem agilidade, eficiência e bons resultados | Foto: PMSJC
Criminalidade em queda
Dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo mostram que, na comparação dos 10 primeiros meses deste ano com o mesmo período de 2016, ano anterior à criação do São José Unida, a queda nos roubos de veículos foi de expressivos 90%, enquanto os furtos de veículos tiveram diminuição de 70,5%.
Desde a implantação do CSI em 2021, um total de 1.723 suspeitos foram detidos e 822 veículos foram recuperados (média mensal de 15), com 3.726 ocorrências atendidas.
Saiba mais sobre a redução da criminalidade aqui.
MAIS NOTÍCIAS
Proteção ao Cidadão






