Natal e Dia do Palhaço, Samba e Forró: mais de 90 programações culturais gratuitas chegam em dezembro

Natal com Ritmo: O Cortejo que Você Não Esperava! (Foto: Reprodução)

Natal e Dia do Palhaço, Samba e Forró: mais de 90 programações culturais gratuitas chegam em dezembro nas bibliotecas e pontos e bosques de leitura

Toda a agenda é livre para todos os públicos e atinge as cinco macrorregiões da cidade; confira a programação completa abaixo


São Paulo, novembro de 2025 – A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa e da Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas, promove ao longo do mês de dezembro uma extensa programação cultural gratuita nas bibliotecas públicas municipais e pontos e bosques de leitura da cidade, pelo programa Biblioteca Viva. As últimas atividades culturais de 2025 incluem espetáculos de circo especiais ao Dia do Palhaço, muita música que explora diferentes regionalidades em prol dos Dias do Samba e Forróagendas natalinas e comemorações de aniversário das bibliotecas Mário Schenberg e Clarice Lispector, ambas da zona oeste. A programação é livre e está sujeita a alteração.
 

O destaque da Programação Biblioteca Viva de dezembro nas bibliotecas municipais é a agenda de atividades natalinas que percorrem os pontos e bosques de leitura. O Natal carrega consigo um simbolismo de união, confraternização e esperança, que encanta e inspira a cidade por meio de suas luzes típicas e cores vibrantes. Exatamente na tentativa reascender essa magia que uma programação com intervenções artísticas e contações de histórias vão tomar conta de praças e parques de todas as regiões de São Paulo, de forma gratuita e livre para fazer com sua família e amigos.
 

O Natal no Sistema Municipal de Bibliotecas começa logo no começo de dezembro, com a contação “Contos de Natal”, da Cia Mapinguary, que convida o público a mergulhar em histórias repletas de cantigas natalinas, sonoridades e memórias afetivas. A atividade acontece no dia 7 de dezembro, às 11h, no Ponto de Leitura Parque Vila do Rodeio; 13 de dezembro, às 14h, na Ponto de Leitura Chácara do Jockeydia 19 de dezembro, às 14h, no Bosque de Leitura Parque Raposo Tavares; e, por fim, no dia 20 de dezembro, às 11h, no Ponto de Leitura Parque Piqueri.
 

Natal com Ritmo: O Cortejo que Você Não Esperava! (Foto: Reprodução)


Há também o cortejo “Natal com Ritmo: O Cortejo que Você Não Esperava!”, uma intervenção artística musical que reinventa a celebração natalina com influências da música brasileira. O cortejo acontece primeiramente no dia 14 de dezembro, às 14h, no Bosque de Leitura Lions Clube Tucuruvi; no dia 20 de dezembro, às 14h, no Ponto de Leitura Praça Bambuzal; e no dia 21 de dezembro, às 14h, no Ponto de Leitura Parque Vila do Rodeio. O espetáculo propõe uma experiência imersiva e contemporânea, misturando canções tradicionais de Natal com ritmos brasileiros.

Dia do Palhaço vira mês do Palhaço nas Bibliotecas do Sistema

A Viagem do Jiló. (Foto: Reprodução)

Em celebração ao Dia do Palhaço, comemorado no dia 10 de dezembro, a programação do Biblioteca Viva de dezembro traz uma série de espetáculos circenses que combinam humor, aventura e números clássicos do circo ao longo do mês – inclusive, com duas programações que coincidem exatamente na data comemorativa.
 

O espetáculo “A Viagem do Jiló”, do Coletivo Les Trespaceiros, acompanha a jornada do palhaço Jiló e seu inseparável Cão Caramelo em uma divertida investigação sobre uma fake news em Olinda. As apresentações acontecem já no dia 2 de dezembro, às 14h, na Biblioteca Jamil Almansur Haddad; e segue nos dias:
– 3 de dezembro, às 14h, na Biblioteca Álvares de Azevedo;
– 4 de dezembro, às 14h, na Biblioteca Afonso Schmidt;
– 5 de dezembro, às 14h30, na Biblioteca Raimundo de Menezes;
– 9 de dezembro, às 14h, na Biblioteca José Paulo Paes;
– 10 de dezembro, às 14h, na Biblioteca Cassiano Ricardo;
– 12 de dezembro, às 14h, na Biblioteca Viriato Corrêae
– 13 de dezembro, às 11h, na Biblioteca Anne Frank.
 

Outro destaque é “A Mulher Bala”, da Trupe do Fuxico, que mistura circo, humor e empoderamento ao resgatar a história da primeira mulher a se lançar de um canhão. O espetáculo passa pela Biblioteca Belmonte no dia 2 de dezembro, às 10h; e segue em circulação nas bibliotecas de bairro com este roteiro:
– 4 de dezembro, às 13h30, na Biblioteca Alceu Amoroso Lima
– 5 de dezembro, às 14h, na Biblioteca Monteiro Lobato
– 6 de dezembro, às 11h, na Biblioteca Sylvia Orthof
– 9 de dezembro, às 10h, na Biblioteca Aureliano Leite
– 10 de dezembro, às 09h, na Biblioteca Padre José de Anchieta
– 12 de dezembro, às 15h, na Biblioteca Castro Alves; e
– 16 de dezembro, às 14h, na Biblioteca Hans Christian Andersen
 

O público também poderá conferir “Navegantes”, do Coletivo Rué La Companhia, que apresenta uma tripulação de palhaços piratas em uma divertida viagem por ilhas imaginárias. A primeira apresentação também começa no dia 2 de dezembro, às 14h, desta vez na Biblioteca Jayme Cortez. As demais sessões de circo rolam nos dias:
– 3 de dezembro, às 10h, na Biblioteca Raul Bopp;
– 4 de dezembro, às 14h, na Biblioteca Narbal Fontes;
– 10 de dezembro, às 14h, na Biblioteca Marcos Rey; e
– 11 de dezembro, às 14h, na Biblioteca Érico Veríssimo.
 

Navegantes. (Foto: Reprodução)

Terminando as novidades, o espetáculo “A Trombeta Apocalíptica” narra a história da dupla Buiú & Teta, que precisam sobreviver a um cenário de apocalipse, praticamente, entre ter que aturar uma trombeta que berra absurdos ininterruptamente, um vírus avassalador, a inflação montada a cavalo e uma barriga que ronca sem parar. A atração percorre os Bosques de Leitura:
– Parque Rodrigo de Gásperi, no dia 6 de dezembro, às 14h;
– Parque Lajeado no dia 13 de dezembro, às 14h;
– Parque do Carmo, no dia 14 de dezembro, às 14h; e
– Parque Raposo Tavares, no dia 20 de dezembro, às 14h.

A programação circense do Dia do Palhaço do Biblioteca Viva inclui ainda “La Confusion”, da Rué La Companhia, no dia 13 de dezembro, às 14h, no Ponto de Leitura Severino do Ramosobre dois palhaços que disputam entre si, com mágicas atrapalhadas, esquetes clássicas, brincadeiras circenses e muita música, o único palco de apresentação; e mais uma vez o espetáculo “Temos Vagas”, da Cia Navega Jangada de Teatro, no dia 3 de dezembro, às 14h, na Biblioteca Amadeu Amaral; no dia 9 de dezembro, às 14h, na Biblioteca Mário Schenberg; e dia 11 de dezembro, às 14h, na Biblioteca Roberto Santos. O circo também leva a atmosfera de competição de palhaçaria, porém visando ocupar um espaço como palhaço em um circo profissional. Quem sairá melhor?

Dia do Forró e Dia do Samba agitam os espaços culturais
 

Dominguinhos e o legado de Luiz Gonzaga para Crianças. (Foto: Reprodução)


programação de dezembro das bibliotecas públicas municipais, além do espírito natalino e do humor do circo, conta com muita música em celebração ao Dia do Forró (dia 13 de dezembro) e ao Dia do Samba (2 de dezembro).
 

Dia do Samba é comemorado com diversas atividades que exaltam a ancestralidade e a diversidade do gênero. Desde 2007, a arte, reconhecida como patrimônio cultural brasileiro e um patrimônio oral e imaterial da humanidade pela UNESCO, extrai o melhor do Brasil e de seu povo, unindo cidadãos a um só ritmo. Nos espaços do Sistema Municipal de Bibliotecas, o samba ganha dezenas de apresentações pelo programa Biblioteca Viva.
 

Por exemplo, o “FestERE convida o grupo Samba Pemba” é um convite musical que une literatura, ancestralidade e samba raiz, com apresentações nos dias:
– 2 de dezembro, às 10h, na Biblioteca Milton Santos;
– 3 de dezembro, às 14h, na Biblioteca Brito Broca;
– 4 de dezembro, às 14h, na Biblioteca Paulo Duarte;
– 5 de dezembro, às 14h, na Biblioteca Lenyra Fraccaroli; e
– 12 de dezembro, às 10h, na Camila Cerqueira César.
 

FestERE convida o grupo Samba Pemba. (Foto: Reprodução)


O espetáculo “Samba e Mania da Gente”, com o grupo Pegada de Gorila, leva uma tradicional roda de samba nas bibliotecas do Sistema, trazendo um repertório dançante e eclético, junto com as novas músicas do inédito álbum “Juntos até o arroz secar”, de autoria do grupo. Venha conferir a atividade nas bibliotecas:
– Sylvia Orthof, no dia 4 de dezembro, às 14h;
– Bosque de Leitura do Parque Raposo Tavares, no dia 6 de dezembro, às 14h;
– Ponto de Leitura do Parque Piqueri, no dia 7 de dezembro, às 11h;
– Biblioteca Jayme Cortez, no dia 10 de dezembro, às 16h;
– Bosque de Leitura Parque Anhanguera, no dia 13 de dezembro, às 14h; e
– Bosque de Leitura Parque do Trote, no domingo, 14 de dezembro, às 14h.
 

Já a roda “Samba no Ponto”, protagonizada por mulheres, convida o público a mergulhar na força feminina que mantém viva a tradição do samba, reafirmando a presença das mulheres nessa tradição. A apresentação acontece nos dias:
– 6 de dezembro, às 14h, no Bosque e Leitura Parque do Carmo;
– 7 de dezembro, às 11h, no Bosque de Leitura Parque do Trote;
– 14 de dezembro, às 11h, no Bosque de Leitura Parque Ibirapuera;
– 12 de dezembro, às 16h, no Ponto de Leitura Olido; e
– 13 de dezembro, às 14h, no Ponto de Leitura Parque Vila do Rodeio.
 

Enquanto o Dia do Forró, comemorado dia 13, caracteriza uma grande homenagem ao nascimento de Luiz Gonzaga, o “Rei do Baião”, grande contribuinte pela popularização do forró e de outros ritmos nordestinos em todo o Brasil. Assim como o Samba, o Forró é também um “supergênero” e é tombado como patrimônio cultural imaterial do Brasil.
 

Agora que já sabe o motivo da celebração da data, que tal forrozar ao lado de sua família com o espetáculo “Dominguinhos e o legado de Luiz Gonzaga para Crianças”? A atração circulante em oito bibliotecas apresenta às novas gerações a história e a importância desses dois ícones da música nordestina. As apresentações acontecem nos dias:
– 2 de dezembro, às 14h, na Biblioteca Nuto Sant’anna;
– 3 de dezembro, às 10h, na Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet, e às 14h, na Biblioteca Chácara do Castelo;
– 4 de dezembro, às 14h, na Biblioteca Pedro Nava;
– 5 de dezembro, às 14h, na Biblioteca José Mauro Vasconcelos;
– 9 de dezembro, às 14h, na Biblioteca Thales Castanho de Andrade;
– 10 de dezembro, às 10h, na Biblioteca Prestes Maia; e
– 11 de dezembro, às 16h, na Biblioteca Ricardo Ramos.

Projeto Culturas Negras e Projeto Imigrantes nos Pontos e Bosques

Cores e Sons do Bicentenário da Bolívia, (Foto: Reprodução)

Programações dentro dos projetos Culturas Negras e Imigrantes ganham destaque na agenda cultural de dezembro do Biblioteca Viva.

Valorizando manifestações culturais de narrativas e artistas negros, o projeto Culturas Negras leva o teatro “Corpo Estória”, do Núcleo Ofó, uma aventura onde dança, música e oralidade tornam-se chaves para recuperar a memória ancestral. “Corpo Estória” circula nos Bosques e Pontos de Leitura:
– Ponto de Leitura Butantã, dia 4 de dezembro, às 14h;
– Ponto de Leitura Graciliano Ramos, dia 5 de dezembro, às 14h;
– Ponto de Leitura Severino do Ramo, dia 6 de dezembro, às 14h;
 Ponto de Leitura Jardim LaPenna, dia 10 de dezembro, às 14h;
– Bosque de Leitura Lions Clube Tucuruvi, dia 11 de dezembro, às 14h; e
– Bosque de Leitura Parque Rodrigo de Gásperi, dia 13 de dezembro, às 14h.
 

A apresentação musical e poética “Somos” soma as atrações de Culturas Negras, com Fahntastica e Irmão Black, trazendo uma narrativa construída a partir de músicas autorais, poemas pulsantes e intervenções performáticas que percorrem temas como existencialismo, memória e afeto, evocando um mergulho no que significa “ser” e “estar” no mundo”. Veja o serviço da programação abaixo:
– 6 de dezembro, às 14h, no Ponto de Leitura Chácara do Jockey;
 7 de dezembro, às 14h, no Bosque de Leitura Parque Anhanguera; e
– 13 de dezembro, às 14h, no Bosque de Leitura Parque Raposo Tavares.
 

Para fãs de dança, o espetáculo “GIRAR!”, do Núcleo Sankofando, circula nos dias 12 de dezembro, às 14h, no Ponto de Leitura Jardim LaPenna13 de dezembro, às 14h, no Bosque de Leitura Parque Ibirapuera14 de dezembro, às 11h, no Ponto de Leitura Chácara do Jockey; e 21 de dezembro, às 11h, no Bosque de Leitura Parque do Carmo, prometendo referências de batuques, musicalidades e movimentações interligados que dialogam com a cultura afro-brasileira, como o Jongo, tambor de crioula, samba de roda, caboclinho e as simbologias dos orixás.
 

Pelo projeto Imigrantes, há o cortejo “Cores e Sons do Bicentenário da Bolívia”, da Fraternidade Caporales Mi Viejo, que celebra os 200 anos da independência boliviana com dança, música e tradição. As apresentações acontecem nos dias:
– 13 de dezembro, às 11h, na Ponto de Leitura Praça Bambuzal;
– 14 de dezembro, às 10h, no Ponto de Leitura Severino do Ramo;
– 20 de dezembro, às 14h, no Bosque de Leitura Parque Anhanguera; e
– 21 de dezembro, às 14h, no Bosque de Leitura Lions Clube Tucuruvi.

Aniversários das Bibliotecas Mário Schenberg e Clarice Lispector

A Mulher Bala. (Foto: Reprodução)

Por fim da super programação do Biblioteca Viva de dezembro, há um espaço para outras comemorações de nascimento: as das bibliotecas Clarice Lispector (Vila Romana) e Mário Schenberg (Lapa) – temática em Ciências.

Para a Biblioteca Clarice Lispector, o show musical “Lispectorianas – Canções para Clarice Lispector”, de João Sobral, que acontece no dia 10 de dezembro, às 14h, marca uma homenagem à autora patronesse do espaço, usando arranjos minimalistas e unindo a música e literatura de mãos dadas rumo ao infinito particular de uma das maiores escritoras do mundo. Já para a Biblioteca Mário Schenberg, uma sessão especial de “A Mulher Bala” está prevista para o dia 18 de dezembro, às 14h, celebrando a data com circo e protagonismo feminino.

Ivani Magalhães e mais programações para você curtir
 

Ivani Magalhães em “Histórias Encantadas”. (Foto: Reprodução)


Como programação desvinculada, o circuito conta com atrações voltadas ao público infantil, como o “Histórias Encantadas”, conduzido por Ivani Magalhães – que esteve no fim de novembro em um encontro de autores na Hans Christian Andersen – contando clássicos dos contos de fadas com recursos visuais, sonoros e interativos, passando pelas bibliotecas Hans Christian Andersen (4/12, às 14h), Rubens Borba Alves de Moraes (2/12, às 14h30), José Paulo Paes (5/12, às 15h), Malba Tahan (4/12, às 14h), Camila Cerqueira César (6/12, às 11h), Clarice Lispector (9/12, às 11h), Raul Bopp (10/12, às 10h) e Álvaro Guerra (11/12, às 14h). 
 

Outra atividade literária é a intervenção “Vila Arte do Brincar – estímulo à leitura” que ocupa os Bosques de Leitura Cidade de Toronto (6/12, às 11h) e Parque Lajeado (7/12, às 11h), e os Pontos de Leitura Parque Piqueri (4/12, às 10h), Parque São Rafael (5/12, às 10h) e Praça Bambuzal (13/12, às 10h), reunindo contação, brincadeiras, música e artes visuais. Também integra a programação a contação “A casa do porco-espinho”, com o Grupo Tropeçaria, baseada na obra de Branko Copic, no dia 3 de dezembro, às 10h, na Biblioteca Helena Silveira, trazendo uma história sensível sobre pertencimento, amizade e a construção do lar.
 

A casa do porco-espinho. (Foto: Reprodução)


Por fim da vasta programação do Biblioteca Viva de dezembro, o espetáculo circense “Ku4truM”, da Cia. Mimicalado, se apresenta no Bosques de Leitura Parque do Trote (13/12, às 11h)Parque Ibirapuera (7/12, às 11h)Parque Lajeado (14/12, às 14h) Parque Rodrigo de Gásperi (20/12, às 10h), propondo um circo que une o tradicional e o contemporâneo.
 

Confira todo o serviço das programações clicando aqui.

A programação completa das bibliotecas de bairro e dos bosques e pontos de leitura, além de outras novidades e avisos, você encontra no site da CSMB e em nossa redes social. Informações gerais estão disponíveis nas redes sociais e no site da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Consulte online os acervos da biblioteca da cidade aqui

Sobre a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB)

A Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB) é um núcleo filiado à Secretaria de Cultura e Economia Criativa da cidade de São Paulo, responsável direta pela administração de 84 equipamentos culturais ao redor da cidade, incluindo 51 bibliotecas de bairro – além da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato e as bibliotecas Jayme Cortez, Paulo Setúbal, Paulo Duarte, Prefeito Prestes Maia e José Paulo Paes dentro dos Centros Culturais da Juventude e Penha, respectivamente – e 29 Serviços de Extensão estabelecidas em praças e parques por meio dos Pontos e Bosques de Leitura. Tendo origem desde a década de 30 como Divisão de Bibliotecas do Departamento de Cultura e reajustada como CSMB desde 2005, tem como objetivo integrar todas as bibliotecas públicas municipais e tornar mais eficiente o desenvolvimento de suas políticas, serviços e estrutura informacional. A fim de promover iniciativas que atendam às necessidades de prover amplo acesso à informação, cultura, leitura e produção de conhecimento, a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas promove em seus espaços cursos, oficinas e atrações artísticas mensais e gratuitas para todos os públicos – por meio de programas como “Biblioteca Viva”, “Feira de Trocas de Livros”, “Pegue, Leve e Leia”, “Bibliotecas Temáticas” – e o primeiro serviço de streaming gratuito de leitura – o BiblioSP, que conta com mais de 17 mil livros para leitura online e download.

Compartilhe esse post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest