Fernanda Niquirilo
Educação e Cidadania
O Dia da Bandeira, celebrado nesta quarta-feira (19), ganhou um momento especial na Emefi Vera Babo, localizada no Altos de Santana, na região norte. A escola promoveu um ato cívico com o hasteamento da bandeira do Brasil, reforçando o valor dos ícones nacionais e a importância de cultivar o patriotismo com as crianças.
A data, instituída em 1889, quatro dias após a Proclamação da República, homenageia um dos principais símbolos do país e incentiva o respeito à história, cidadania e identidade brasileira.
Durante a cerimônia, estudantes, professores e gestores entoaram o Hino Nacional e o Hino à Bandeira. Para os alunos, viver essa experiência fortalece valores que vão além da sala de aula.
“Toda semana a gente canta o hino. Eu acho legal porque é importante a gente conhecer a história e saber respeitar o nosso país”, disse Lucas Pereira Barbosa, de 12 anos.
Lucas Pereira, de 12 anos | Foto: PMSJC
A aluna Kauane Fernanda Moreira, também de 12 anos, compartilha do mesmo sentimento. “Eu gosto bastante, temos que valorizar a bandeira do Brasil, suas cores e o que ela representa”, afirmou.
Kauane Fernanda, de 12 anos | Foto: PMSJC
Para a equipe gestora, a solenidade representa mais do que um protocolo: é uma oportunidade de ensinar às crianças e jovens o sentido de pertencimento e respeito à nação. O evento contou com a presença de autoridades, professores e familiares dos estudantes.
Reconhecimento
Além da celebração, a manhã também contou com a entrega de certificados aos alunos premiados nas competições do saber, como a Olimpíada de Matemática, Olimpíada Brasileira de Astronomia, Olimpíada de Português, entre outras.
O momento reforçou o compromisso da escola com a formação educacional e cidadã e encerrou o Dia da Bandeira com um sentimento de orgulho e pertencimento, fortalecendo o papel da escola como espaço de coletividade, onde conhecer sobre o país também é aprender valores, respeito e cidadania.
Estudantes exibem os certificados conquistados | Foto: Claudio Vieira/PMSJC
MAIS NOTÍCIAS
Educação e Cidadania







