O período chuvoso acontece de dezembro a março, com a chegada do verão. Com a aproximação do período em Ubatuba, a Defesa Civil participa de diversas capacitações, como oficinas e palestras referentes a conteúdo que agreguem à atuação do órgão nesta época.
Na última sexta-feira, 17, representantes da instituição participaram da palestra técnica “Como as chuvas impactam a mobilidade nas grandes cidades?”, promovida pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ubatuba (AEAU). O encontro foi realizado no auditório da entidade e contou com a apresentação do engenheiro civil Hassan M. Barakat, gerente do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo e presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Civis – Seção São Paulo (ABENC-SP).
Durante a atividade, foram abordados os principais impactos das chuvas intensas sobre a mobilidade urbana, com análise de causas, consequências e estratégias de mitigação. A iniciativa teve como público gestores públicos, engenheiros, urbanistas e profissionais ligados à infraestrutura e Defesa Civil.
“O conteúdo foi muito interessante, pois foram apresentados subsídios técnicos e práticos para o planejamento e manutenção de soluções de drenagem, infraestrutura viária e gestão do tráfego em períodos de forte precipitação, contribuindo para uma mobilidade urbana mais segura e eficiente. Essas são os principais desafios que enfrentamos em Ubatuba”, pontuou o diretor da Defesa Civil de Ubatuba, Alexandre Napoli.
Na última quinta-feira, 16, a Defesa Civil de Ubatuba participou do II Congresso de Resiliência Climática, realizado no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. A próxima agenda é o treinamento regional São Paulo Sempre Alerta – preparação para operação de chuvas de verão 2025/2026, que acontece nos dias 30 e 31, em Campos do Jordão.