Medalha de ouro a João do Pulo nas Olimpíadas de Moscou

Petição para Concessão da Medalha de Ouro a João do Pulo nas Olimpíadas de Moscou 1980

A cantora e compositora Adyel Silva, filha de Adhemar Ferreira da Silva, bicampeão olímpico, lançou uma petição para transformar a medalha de bronze de João do Pulo nas Olimpíadas de Moscou, em 1980, em medalha de ouro.

A iniciativa busca justiça para o atleta brasileiro, que foi prejudicado por árbitros soviéticos durante a prova de salto triplo.

A petição, intitulada “Justiça Para João do Pulo”, será oficialmente lançada no dia 15 de outubro, marcando os 50 anos do recorde mundial de salto triplo estabelecido por João do Pulo nos Jogos Pan-Americanos de 1975, na Cidade do México.

O documento pode ser assinado no link https://c.org/vV5ZYMF6sT.

O pedido é dirigido ao Comitê Olímpico Internacional (COI) e cobra a revisão dos resultados da prova de salto triplo em Moscou, quando João do Pulo teve seu melhor salto anulado pelos árbitros soviéticos.

Na disputa, o ouro e a prata foram entregues a dois atletas locais, apesar de João do Pulo ser então o recordista mundial e favorito à vitória.

Thais Evelyn Fonseca de Oliveira, filha de João do Pulo, enfatizou a importância da reparação para reconhecer o verdadeiro campeão. “Essa reparação corrigiria uma injustiça que mudou a vida do meu pai. Esta medalha é nossa”, afirmou.

Ela agradeceu ainda o apoio da Prefeitura de Pindamonhangaba, que vem reafirmando seu compromisso com a memória do atleta, considerado um herói nacional.

A Prefeitura de Pindamonhangaba tem sido uma grande apoiadora da causa, destacando esforços anteriores para incluir o nome de João do Pulo no Livro Heróis da Pátria, conceder-lhe o título de Embaixador da Cidade e promover diversas homenagens, incluindo um monumento em sua homenagem.

Compartilhe esse post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest