A última segunda-feira, 13, deu início ao período oficial de campanha eleitoral dos candidatos ao Processo Suplementar de Escolha dos Membros do Conselho Tutelar de Ubatuba. A etapa se estende até o dia 25, e a eleição acontece no dia 26, das 7h às 17.
Como uma forma de permitir que a população conheça melhor as trajetórias, motivações e propostas dos participantes antes do início oficial da campanha eleitoral, também na segunda, 13, foi promovida uma apresentação pública dos candidatos no plenário da Câmara Municipal. Cada candidato teve três minutos para se apresentar e, posteriormente, participou de um sorteio de perguntas, às quais responderam em até dois minutos.
O pleito tem caráter suplementar e tem como objetivo preencher uma vaga atualmente em aberto no Conselho Tutelar, além de definir novos suplentes para o mandato em curso, que segue até 2027.
Conforme a Resolução nº 03/2025, para esta fase, foram habilitados os seguintes candidatos, em ordem alfabética e número de campanha:
- André Luis Forster Geronel – 11
- Fernanda Cristina dos Santos Maia – 19
- Jacqueline W. T. de Oliveira – 20
- Janice Lima de Souza – 18
- Jorge Luiz Alexandrino – 14
- Sabrina Alves da Conceição – 12
- Tania Cristina dos Santos – 15
- Theo Ericka Coutinho dos Santos – 17
- Wesley Pereira de Araujo – 13
Os conselheiros tutelares atuam em parceria com famílias, escolas, unidades de saúde, serviços de assistência social e demais órgãos públicos e comunitários, contribuindo diretamente no enfrentamento de situações de vulnerabilidade, negligência e violação de direitos.
“Embora o voto não seja obrigatório, a participação popular é essencial. O Conselho Tutelar é um órgão autônomo e permanente, previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), responsável por zelar pelo cumprimento dos direitos de crianças e adolescentes”, comentou a presidente Comissão Especial do Processo Eleitoral Suplementar, Gisele Vasques.
Confira os locais de votação:
escolas e seções 2025