Escolas de Ubatuba participam de concurso de fotografia sobre aves – Prefeitura Municipal de Ubatuba

Em 2025, foi realizada mais uma edição do Festival Ubatuba Birds – um evento sobre observação de aves, tradicional na cidade.  A programação contou com três semanas de vivências, em que foram realizadas palestras nas escolas, saídas guiadas para observar aves e projetos de artes que despertaram a curiosidade e o cuidado com a natureza em mais de 700 crianças da rede pública.

Além das atividades em campo, os estudantes inscreveram fotografias no II Concurso Escolar de Fotografia de Aves, com o tema “Cores da Mata Atlântica”. A premiação reconheceu nove alunos das unidades municipais em três categorias — melhor foto, melhor registro e foto inusitada (tema livre). Além disso, os docentes dos alunos também foram premiados e receberam brindes de valorização.

Este ano, a Secretaria de Educação fez a ponte entre a organização e as escolas que foram atendidas, com a coordenação de Educação Ambiental como responsável dessa mediação.

O Festival ocorreu entre os dias 10 a 12 de outubro com a proposta de promover a observação de aves como alternativa de turismo sustentável na baixa temporada, fortalecendo o envolvimento da comunidade e utilizando a prática “birdwatching” como ferramenta de educação ambiental.

“As ações, conduzidas pelo biólogo Carlos Rizzo, envolveram alunos e professores em experiências de campo e aprendizagem ativa sobre a biodiversidade local. As crianças ficaram felizes e realizadas com o que vivenciaram — e as famílias também. As palestras e as saídas a campo despertaram curiosidade científica, promoveram contato com a natureza e valorização do entorno”, destacou a coordenadora de Educação Ambiental da SME, Alessandra Panza.

Premiação

O último domingo, 12, foi marcado pela premiação do concurso no Museu da Vida Marinha, do Instituto Argonauta.

“Parabenizamos as escolas que se engajaram. Ver nossas crianças explorando as cores da Mata Atlântica e registrando esses encontros é um passo importante para fortalecer vínculos com a biodiversidade”, acrescentou Alessandra.

 

Confira os premiados:

Categoria Foto Inusitada (tema livre)

– Davi Calebe Silva Marucho (EM Profª Olga Ribas de Andrade Gil)

– Felipi Kauã Ceschi dos Santos (EM Profª Olga Ribas de Andrade Gil)

–  Murilo Vieira Rodrigues (EM Profª Olga Ribas de Andrade Gil)

Categoria Melhores Registros

– Ivy Andrade Lucena (EM da Fortaleza)

– Lorenzo Miguel da Silva (EM Profª Olga Ribas de Andrade Gil)

– Miguel Galvão de Holanda (unidade escolar informada pela organização)

Categoria Melhores Fotos

– Ana Alice Lopes Soares (EM Profª Altimira Silva Abirached)

– Maria Fernanda dos Santos Costa (EM Profª Olga Ribas de Andrade Gil)

– Maria Luiza Rigamonti da Silva (EM Profª Olga Ribas de Andrade Gil)

 

Escolas participantes

EM Professora Olga Ribas de Andrade Gil

EM Nativa Fernandes de Faria

EM Agostinho Alves da Silva

EM Professora Renata Castilho da Silva

EM Ernesmar de Oliveira

EM Madre Maria da Glória

EM da Fortaleza

EM Prof. José de Souza Simeão

EM Presidente Tancredo de Almeida Neves

EM Profª Altimira Silva Abirached

EM Agostinho Alves da Silva

EM Nativa Fernandes de Faria


Birdwhatching

Em 2006, Ubatuba se destacou ao sediar o primeiro festival de observação de aves promovido fora dos grandes centros urbanos do país. Desde então, o município vem ampliando seu alcance, fortalecendo parcerias e diversificando suas ações voltadas ao turismo de natureza.

Com cerca de 565 espécies registradas, Ubatuba ostenta o título de capital brasileira do birdwatching, abrigando aproximadamente 5% das aves existentes no mundo e 30% de todas as espécies brasileiras, tornando-a referência para a conservação da biodiversidade e para o ecoturismo no país.

Prefeitura de Ubatuba

Compartilhe esse post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest