Na última sexta-feira, 10, 19 agentes de endemias da Vigilância em Saúde de Ubatuba participaram de um curso de capacitação sobre o controle de roedores, na qual foram abordadas práticas de prevenção, segurança e manejo adequadas para reduzir riscos à saúde pública.
O objetivo da capacitação foi atualizar os profissionais sobre as técnicas mais eficazes e seguras de vigilância para atuação neste segmento. Dentre os participantes, estavam novos agentes, aprovados recentemente em concurso público, e profissionais mais experientes que atuam no setor.
“A atualização constante é essencial para manter a qualidade das ações de vigilância e garantir que todos estejam alinhados com os protocolos técnicos. O curso foi uma oportunidade para fortalecer o trabalho conjunto entre os agentes e aprimorar o serviço prestado à população”, destacou o coordenador do Controle de Endemias, Jorge Dantas.
Durante o treinamento, os participantes receberam orientações teóricas e práticas sobre o ciclo de vida dos roedores, formas de controle populacional e medidas de prevenção.
“Com o treinamento, os profissionais estarão mais aptos a realizar o trabalho e preparados para tirar todas as dúvidas dos munícipes, que é uma das partes mais importantes desse trabalho, como saber explicar, certinho, o ciclo, o controle e que o larvicida não faz mal aos mamíferos, além de todos os detalhes sobre o assunto”, explicou o engenheiro agrônomo RTV que ministrou o curso, Leandro Garcia.
Em Ubatuba, a Vigilância em Saúde já realiza o trabalho contínuo de monitoramento e controle de roedores e outros vetores, atuando tanto na prevenção quanto na orientação à população. “A ideia da capacitação é potencializar esse trabalho”, finalizou Dantas.