Projeto  que fortalece o desenvolvimento emocional e afetivo de crianças celebra dois anos  de vida em Pindamonhangaba

Iniciativa da Evoluir tem foco em experiências lúdicas e formação de educadores em escolas públicas 

Investir na educação infantil é mudar hoje a realidade que queremos viver no amanhã. Com essa premissa, o projeto Arte na Travessia se consolida como uma iniciativa transformadora na experiência educacional de crianças .

Desenvolvido pela Evoluir, organização que atua há 29 anos com projetos educacionais de impacto social, o Arte na Travessia é um projeto lúdico pedagógico direcionado à fase em que a criança constrói sua estrutura emocional, afetiva e social e busca fortalecer a proteção de crianças  

Realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, o Arte na Travessia conta com o patrocínio da Novelis e atinge a marca de dois anos de vida em Pindamonhangaba.  

O projeto tem como eixo a formação de professores para que possam apoiar o desenvolvimento integral das crianças , articulando arte, cultura e aprendizagem sócio-emocional. Com material pedagógico doado  pela Evoluir que explora a compreensão das crianças do mundo de uma forma consciente. Em um contexto marcado por quadros de violência, dificuldades de convivência e pelo crescimento das doenças emocionais entre crianças e adolescentes, a iniciativa se apresenta como uma estratégia potente para apoiar professores, estudantes e comunidades na construção de ambientes escolares mais acolhedores, criativos e seguros.

A formação de professores é inspirada na Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) e é ofertada em encontros presenciais e online. A jornada percorre cinco competências importantes para o desenvolvimento das crianças, como mergulhar em siter voz ativafluir em equipeentender o mundo e agir consciente.  Os professores são estimulados a manter um canal aberto de diálogo e oferecer tempo de qualidade para interações que valorizam o brincar livre, a criatividade artística, a construção e o fortalecimento de vínculos afetivos. 

Para a coordenadora do projeto, Priscila Col Del Nero, estes são caminhos fundamentais para proteger as crianças, favorecendo o desenvolvimento integral. Iniciar conversas e apoiar a expressão criativa sobre proteção, respeito ao corpo e limites exige sensibilidade, escuta ativa e adequação à faixa etária. Essas práticas fortalecem a autonomia e a confiança da criança, além de permitir que ela compartilhe dúvidas e experiências com segurança. Criar ambientes seguros, afetivos e respeitosos, é fundamental” explica a coordenadora da iniciativa. 

A educadora sublinha que é preciso reconhecer crianças como sujeitos de direitos e respeitar os limites de idade e maturidade. O Arte na Travessia nasceu para colocar o desenvolvimento emocional e social no centro do ensino fundamental 1. Ao transformar escolas, educadores e comunidades, o projeto reafirma o compromisso com uma educação pública de qualidade, afetiva e inclusiva, em que o brincar é reconhecido como ferramenta essencial de desenvolvimento e de equidade social., conclui.

Compartilhe esse post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest