A primeira etapa, realizada em julho, foi direcionada aos secretários, coordenadores e diretores de secretarias municipais. Já a segunda etapa da formação foi destinada aos supervisores, diretores e coordenadores das unidades escolares. Ambas integram o projeto “Ações de Promoção à Saúde do Servidor”, com foco na saúde mental dos servidores e na promoção do bem-estar.
O objetivo principal do encontro foi possibilitar a troca de informações e de experiências para o desafio das atualizações das legislações que regem a saúde dos trabalhadores no país. A atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1) trata do programa de gerenciamento de riscos e exige que as empresas e órgãos públicos avaliem e gerenciem ameaças de estresse, assédio e carga mental excessiva, como parte das medidas de proteção à saúde mental dos funcionários. A medida reforça a importância de um ambiente laboral mais saudável, seguro e produtivo.
“A gente tem que ouvir as pessoas, cuidar delas e é isso que eu prego na minha secretaria. Eu sempre falo com a minha diretora de Recursos Humanos sobre a parte humana, porque a gente tem que saber cuidar do outro”, destacou o secretário de Administração, Edilson Cesar dos Santos.
O prefeito Toninho Colucci também esteve presente na formação e parabenizou toda a equipe responsável pelo trabalho de formação continuada dos servidores. “É importante estarmos sempre atentos às legislações mais novas, nos mantermos atualizados. Eu lembro que, em 2009, no meu primeiro mandato, essas discussões não aconteciam, então nós estamos presenciando o avanço do funcionalismo municipal. Estamos nos esforçando para melhorar cada vez mais as condições de trabalho, pois nós também somos cobrados a todo momento pela sociedade”, reforçou Colucci.
Formação reúne especialistas e autoridades
A formação contou com a participação de Daniel Araújo, instrutor das Normas Regulatórias sobre espaço confinado, trabalho em altura e líquidos inflamáveis; Juliana Block, médica especialista em Auditoria em Saúde, Gestão Hospitalar, Ginecologia Clínica e Perícia Judicial; Dr. Samuel Barbosa, psicologista focado no desenvolvimento humano com experiência em atendimento a pessoas idosas (Alzheimer), crianças dentro do espectro autista e mulheres em situação de vulnerabilidade; Vinícius Ferreira de Carvalho, procurador de Ilhabela com mestrado em Mudança Social e Participação Política pela USP; e Petrônio Pereira Gomes de Sá, controlador geral de Ilhabela e especialista em Administração Pública e Gerência de Cidades, com MBA em Contabilidade Pública e Responsabilidade Fiscal.
Participaram ainda da formação o secretário de Educação, Fábio Merlin, e o vereador Leleco Augusto. Com a iniciativa, a Prefeitura de Ilhabela reafirma seu compromisso com a valorização dos servidores públicos, o cumprimento da legislação trabalhista e a promoção da saúde mental no ambiente institucional.