Equipe realiza busca ativa de casos de tuberculose na Casa de Passagem – Prefeitura Municipal de Ubatuba

Na manhã da última terça-feira, 9, Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) realizaram uma visita na Casa de Passagem direcionada à busca ativa de casos de tuberculose. O trabalho procurou identificar possíveis casos da doença entre os assistidos além de fornecer orientações básicas sobre prevenção e tratamento.

Os profissionais realizaram triagens e conversaram diretamente com o grupo, fornecendo informações sobre os sintomas da tuberculose, formas de transmissão, importância do diagnóstico precoce e, ainda, orientações sobre como buscar atendimento médico e garantir o acompanhamento adequado para o tratamento.

“A ação foi muito mais proveitosa do que imaginávamos. Houve aceitação do grupo, interesse e, principalmente, engajamento” afirmou a Agente Comunitária de Saúde, Maria Mercedes Bastos.

A Casa de Passagem, que acolhe pessoas em situação de vulnerabilidade social, foi escolhida para essa ação devido ao ambiente de risco aumentado para doenças respiratórias. Durante o encontro, o grupo pôde tirar dúvidas sobre a doença e receber materiais informativos.

“Esse aumento de tuberculose é um caso de saúde pública. Todos temos que ajudar, realizando os testes e participando das ações de prevenção,” completou a ACS.

O trabalho das ACS é parte de um esforço contínuo para ampliar a cobertura e o acesso à Saúde em diversas áreas da cidade, promovendo bem-estar e qualidade de vida para toda a população.

 

Mais sobre a tuberculose

A tuberculose é uma doença bacteriana que afeta os pulmões e pode ser fatal se não tratada corretamente. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a detecção precoce e o tratamento adequado são essenciais para o controle da doença e a prevenção de sua transmissão.

Confira mais detalhes sobre a doença e sobre a 2ª fase da campanha de busca ativa da tuberculose na cidade em: https://www.ubatuba.sp.gov.br/destaques/tuberculosebuscaativa2/

Prefeitura de Ubatuba

Compartilhe esse post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest