Solenidade na Câmara celebra Dias do Folclore e do Violeiro

A Câmara de Taubaté comemorou o Dia do Folclore e o Dia do Violeiro com solenidade na segunda-feira, 25. Os trabalhos foram conduzidos pelo vereador Jessé Silva (Podemos).

O vereador João Henrique Dentinho (PP) foi o orador oficial do Poder Legislativo para falar sobre o Dia do Folclore. Ele afirmou que Taubaté inspira cultura popular em cada esquina e que o folclore taubateano “é um traço de identidade que mantém viva a alma da cidade em meio à modernidade”. Enumerou manifestações culturais como a Feira da Barganha, as figureiras, que retratam o cotidiano em suas figuras de barro, as lendas e causos, além de festas religiosas que são ricas de manifestações de dança e música como folia de reis, congada, catira.

Acompanhe o vídeo: https://www.youtube.com/embed/G5bky8v-Big?si=Rkcuym_BaTSK_GKo ;

“O folclore de Taubaté é o cotidiano vivo que se reinventa sem perder a raiz. Traduz o espírito do taubateano. Preservá-lo é garantir que a cidade continue a valorizar o passado enquanto constrói o futuro”, refletiu Dentinho.

Jessé foi o orador para o Dia do Violeiro e fez a ligação entre o folclore e a música. ” O que seria do folclore sem o violão? É todo mundo junto nesse propósito de valorizar nossa cultura”, definiu o vereador, que acrescentou a atuação dos violeiros no fomento da economia criativa.

Receberam homenagens pelo Dia do Folclore a Folia de Reis das Caieiras e figureira e contadora de causos Teresa Marta de Carvalho, conhecida como dona Teca. Pelo Dia do Violeiro, os músicos José Laurindo Viana, “Danilo Violeiro”, e a dupla Juliano e Mineiro, cujos nomes de batismo são Sebastião Aparecido e Waldomiro Francisco Pereira, que fizeram interpretações musicais  depois que receberam as homenagens.

O vereador Ariel Katz (PDT) participou da solenidade. O vídeo está disponível no canal da TV Câmara Taubaté no Youtube.

Compartilhe esse post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest