Neste sábado (23) é o encerramento o 53º Festival de Cinema de Gramado, quando serão premiados também os vencedores nas principais categorias.
Seis produções nacionais estão na disputa pelo Kikito:
- “A Natureza das Coisas Invisíveis”, de Rafaela Camelo;
- “Cinco Tipos de Medo”, de Bruno Bini;
- “Nó” dirigido por Laís Melo;
- “Papagaios”, de Douglas Soares;
- “Sonhar com Leões” de Paolo Marinou-Blanco; e
- “Querido Mundo”, peça escrita por Miguel Falabella e agora adaptada e dirigida por ele para o cinema.
A cerimônia de entrega dos prêmios será às 20h, no Palácios dos Festivais.
Longas-metragens gaúchos
Na noite desta sexta-feira (22) acontecem as premiações para longas-metragens Gaúchos e a Mostra Competitiva de Curtas-metragens Brasileiros, no Palácio dos Festivais, também a partir das 20h.
Este ano, pelo menos 12 artistas deixaram a palma das mãos e a assinatura imortalizadas da Calçada da Fama da cidade da Serra Gaúcha. Entre eles, os atores Miguel Falabella e Edson Celulari e as atrizes Malu Galli e Denise Fraga.
Durante os dias de festival, várias personalidades foram homenageadas. Entre elas, a produtora de cinema Mariza Leão com o Troféu Eduardo Abelin, por sua contribuição à produção cinematográfica nacional; o ator Rodrigo Santoro, com o Kikito de Cristal pelos seus 30 anos de carreira e a atriz Marcélia Cartaxo, que recebeu o Troféu Oscarito, dedicado aos intérpretes do cinema brasileiro.
Assista ao vivo
Quem quiser curtir os últimos dias de festival, mesmo a distância, pode acompanhar o “Tapete Vermelho” que antecipa as cerimônias no canal do evento no canal youtube.com/festivaldegramado