Durante a formação, conduzida por Janine Rodrigues (educadora, escritora e psicanalista, além de especialista em diversidade e letramento racial), os educadores puderam aprofundar conhecimentos sobre a importância de reconhecer e enfrentar o racismo estrutural, trazendo para a sala de aula debates que fortaleçam a construção de uma sociedade mais igualitária.
O secretário adjunto de Educação, Professor Diego Serena, destacou a relevância da iniciativa. “A Educação Antirracista é um compromisso de todos nós. Formar professores preparados para dialogar sobre diversidade, respeito e igualdade é fundamental para transformar a escola em um espaço de acolhimento e de combate a qualquer forma de preconceito. Queremos que nossos alunos cresçam conscientes de seus direitos, orgulhosos de sua identidade e respeitando a história e a cultura de todos os povos”, disse.
A formação integra o calendário de ações permanentes da Secretaria de Educação de Ilhabela, reafirmando o compromisso da gestão municipal com a equidade, a valorização da diversidade e a promoção dos direitos humanos no ambiente escolar.