Uma empresa brasileira que transformou a forma como o mundo voa. Completando hoje 56 anos de fundao, a Embraer a terceira maior fabricante de aeronaves do mundo e lder de mercado em avies de at 150 assentos. “Entre tantas conquistas, creio que o destaque seja a capacidade contnua de desenvolver tecnologias de ponta e de formar pessoas altamente qualificadas que desenvolvem essas mquinas fantsticas h cinco dcadas”, aponta Francisco Gomes Neto, presidente e CEO da Embraer.
Fundada em 19 de agosto de 1969 em So Jos dos Campos, a Embraer nasceu como estatal a partir do esforo do Marechal Casimiro Montenegro Filho e do engenheiro Ozires Silva de desenvolver uma indstria aeronutica no pas. O marechal foi fundador do Instituto Tecnolgico de Aeronutica (ITA), em 1950, tambm localizado em So Jos dos Campos, o que motivou a escolha da cidade como sede da Embraer.
Eles ajudaram a estruturar uma base slida de educao, pesquisa e inovao que sustenta o setor at hoje, mesmo aps a privatizao em 1994. “O Brasil atualmente uma referncia global na indstria aeroespacial graas a essas pessoas visionrias. Temos muito orgulho de levar adiante esse legado”, afirma o CEO.
Esse desenvolvimento – e crescimento – se reflete nos nmeros. Em mdia, a cada 10 segundos uma aeronave Embraer decola em algum lugar do planeta. Desde sua fundao, a empresa j produziu mais de 9 mil aeronaves que operam em cerca de 100 pases e 60 foras armadas, transportando anualmente 150 milhes de passageiros. Alm disso, a empresa projeta e certifica mais de 40 modelos de aeronaves, com destaque para os avies comerciais, executivos e militares.
Jato comercial da categoria Leve mais vendido do mundo, PHENOM 300E.
Inovao, tecnologia e sustentabilidade
Segundo Gomes Neto, a inovao um dos pilares que sustentam a Embraer desde sua criao. A companhia atua tanto em melhorias incrementais quanto em projetos disruptivos, como as aeronaves eltricas de pouso e decolagem vertical (eVTOL), conhecidas como “carros voadores” e voltadas mobilidade area urbana. A subsidiria responsvel pelo projeto ter a produo concentrada em Taubat.
Prottipo em escala real do eVTOL, da Eve, durante apresentao na Inglaterra em 2024.
Ao mesmo tempo, a Embraer reafirma seu compromisso com a sustentabilidade uma vez que todas as operaes no Brasil j utilizam energia eltrica 100% renovvel. O jato comercial E2 atualmente o mais sustentvel da sua categoria, reduz em 25% as emisses de CO2 em relao gerao anterior ? nmero que pode chegar a 85% quando operado com combustvel sustentvel de aviao (SAF).
Alm disso, a empresa busca ampliar sua atuao em drones e sistemas no tripulados. “So reas que podem consolidar ainda mais So Paulo como polo de alta tecnologia aeroespacial”, avalia o engenheiro Glauco Augusto de Paula Caurin, professor do departamento de Engenharia Aeronutica da Escola de Engenharia de So Carlos (EESC-USP)
Pesquisa e indstria
Segundo Caurin, a trajetria da Embraer se confunde com a prpria evoluo da engenharia aeronutica no pas. “A empresa foi fundamental para transformar uma nfase do curso de Engenharia Mecnica da USP de So Carlos em um curso estruturado de Engenharia Aeronutica”, explica.
Isso s foi possvel graas a uma carta de apoio explcito da Embraer para a USP, em 2001, que deu respaldo universidade e permitiu consolidar a rea. Essa importante negociao foi idealizada e mediada pelo Professor Fernando Martini Catalano, atualmente diretor da EESC-USP. “Propus o curso de engenharia aeronutica em 2001 e em 2002 tivemos a primeira turma. Foi uma batalha muito grande, pois fazia tempo que a universidade no abria um curso novo. Na poca, havia a necessidade de formao qualificada”, relembra Catalano.
Esse intercmbio resultou em uma relao mtua. A Embraer contribuiu para o crescimento da engenharia no Brasil e, ao mesmo tempo, passou a absorver ex-alunos da USP e de outras instituies de excelncia, como o ITA e a Unicamp. “Hoje, muitos dos nossos ex-alunos esto nos quadros da empresa. motivo de muito orgulho ver uma companhia brasileira competir globalmente, exportando tecnologia de ponta em aviao regional, executiva e tambm na defesa”, destaca Caurin.
Para o professor, o fato da Embraer ter esse contato prximo com universidades, tendo mestres e doutores trabalhando dentro da empresa e no apenas no mundo acadmico, uma outra caracterstica potencial. “Esse um modelo que infelizmente no muito usual no Brasil mas que est dando muito certo. Acredito que isso serve de exemplo para outras indstrias brasileiras seguirem”, aponta.
Nesse sentido, a empresa tambm possui o Instituto Embraer, referncia em investimento social privado, que oferece ensino de qualidade a jovens em situao de vulnerabilidade. Em parceria com instituies como USP, Unicamp, ITA, Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) e Fapesp (Fundao de Amparo Pesquisa do Estado de So Paulo), a companhia investe em pesquisa e na formao de profissionais. O programa de mestrado em engenharia aeronutica do ITA, apoiado pela Embraer, j formou mais de 1,6 mil profissionais altamente qualificados. “A Embraer resultado de um investimento estratgico do Estado brasileiro em educao e mantemos essa bandeira em nossas aes de diversidade, incluso e desenvolvimento de novos talentos”, refora o presidente da empresa.
Desenvolvimento paulista e nacional
Todas as operaes industriais da Embraer esto localizadas em cidades paulistas, sendo elas: So Jos dos Campos (sede), Botucatu, Gavio Peixoto e Sorocaba. A empresa gera atualmente cerca de 18 mil empregos diretos no Estado de So Paulo e mais de 90% da produo destinada exportao, o que contribui fortemente para a balana comercial brasileira e para o desenvolvimento econmico regional.
De acordo com o presidente da Embraer, Francisco Gomes Neto, a companhia planeja investir R$ 20 bilhes no Brasil e no exterior nos prximos cinco anos, com foco no aumento da produo de aeronaves e no desenvolvimento de novos produtos, incluindo aeronaves eltricas.
A posio internacional da Embraer estratgica no apenas para os negcios, mas tambm para a diplomacia brasileira. A empresa detm uma carteira de pedidos de US$ 29,7 bilhes e tem ampliado sua presena em diversos pases.
O avio multimisso KC-390, desenvolvido em parceria com a Fora Area Brasileira, j foi adquirido por diversos pases da OTAN como Portugal, Hungria, Holanda, ustria e Repblica Tcheca, alm da Sucia, Eslovquia e Coreia do Sul. O acordo mais recente foi fechado com a Litunia.
Aeronave militar de transporte KC-390 Millennium
Papel do Estado de So Paulo
Na avaliao do professor Glauco Caurin, a liderana paulista no setor no seria possvel sem um ambiente poltico e institucional favorvel. Ele afirma que a Assembleia Legislativa do Estado de So Paulo “tem um papel estratgico ao garantir legislaes que ofeream condies de pesquisa, inovao e interao global para universidades e empresas”, e ressalta que essa relao entre pblico e privado foi essencial para o sucesso da Embraer.
” a questo da hlice tripla: poltica, universidade e empresas, que, somando foras, buscam avanar e achar o bem para o pas”, diz Caurin. Mas o professor aponta, contudo, a importncia de manter o olhar sempre para o futuro e para o alto. “So Paulo j lder no Brasil em termos de tecnologia, mas precisamos avanar ainda mais para reduzir burocracias de condies de trabalho e de capacidade de interagir globalmente. Temos que ampliar a competitividade global”, conclui.
A Alesp, por meio da Lei 17.418/2021, de autoria da deputada Leticia Aguiar (PL), que natural de So Jos dos Campos, denomina a cidade sede da Embraer como Capital Estadual da Indstria Aeroespacial e Capital do Avio. A parlamentar teve como inspirao o desejo e o legado do Engenheiro Coronel Ozires Silva, fundador da Embraer, de reconhecer oficialmente a vocao de So Jos dos Campos como importante polo aeroespacial do pas e para criar novas oportunidades no setor.