Prefeitura oferece novamente apoio social para pessoas em situação de rua que estavam em frente à Caixa

Diversos munícipes manifestaram recentemente indignação e reclamações sobre a concentração de pessoas em situação de rua que estavam ocupando o espaço em frente à antiga agência da Caixa, na região central de Pindamonhangaba. A Secretaria de Assistência Social do município, através do Serviço Especializado de Abordagem Social – SEAS, realizou diversas abordagens oferecendo os programas sociais do município como: inserção na Casa de Passagem, aluguel social, oportunidade de emprego como a inserção no Programa Emergencial de Auxílio ao Desempregado – PEAD, dentre outros. Essas ações fazem parte do programa Novo Rumo, implantado pela gestão municipal para trazer novo horizonte e perspectivas a essas pessoas.


“Infelizmente, nosso trabalho não teve o êxito desejado pois as seis pessoas em situação de rua que foram devidamente abordadas rejeitaram as ofertas e orientações ao longo dos últimos meses”, destacou a diretora de Proteção Social Especial, Patrícia Garcez.
Na manhã desta terça-feira (12), perante a necessidade da higienização do espaço público, tendo em vista que as imediações ficam sujas e geram reclamações públicas, a Secretaria de Serviços Públicos promoveu a limpeza do local e a Secretaria de Assistência Social continuará acompanhando o caso ofertando programas sociais ou indicando para que as pessoas busquem o retorno ao convívio familiar.


A Prefeitura de Pindamonhangaba realizou contato com a gerência local da Caixa solicitando para que mantenha o espaço limpo e realizem o fechamento do espaço caso o imóvel não seja utilizado regularmente na região central.
“A população se incomoda com essa situação de ocupação de espaços públicos, onde muitas pessoas em situação de rua acabam praticando atos ilícitos, urinam e defecam, trazendo transtornos e quebrando as regras da boa convivência. Por isso, o SEAS atua para devolver a dignidade para essas pessoas que necessitam do nosso acolhimento”, destacou a secretária de Assistência Social Andrea Barreto.


O programa Novo Rumo já coleciona mais de 50 abordagens que possibilitaram o resgate social de pessoas em situação de rua e a retirada deles da ocupação irregular em espaços públicos. “Quero parabenizar o trabalho integrado dessas secretarias, que vêm tratando com muita seriedade e profissionalismo esse problema social sério que aflige diversas cidades e que aqui em Pindamonhangaba enfrentamos com muito suor buscando acolher quem deseja ser acolhido, mas também não permitindo que nossos espaços sejam ocupados para prática de atos ilícitos”, destacou o prefeito Ricardo Piorino.

Compartilhe esse post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest