Pinda aprova mais de 140 projetos de construção por mês; liberação de loteamentos cresce 500% nos últimos anos

Pindamonhangaba vive um grande momento de crescimento e desenvolvimento urbano. O município tem mantido números expressivos em diversos indicadores, dentre eles a aprovação de projetos de construção residencial e comercial – o que demonstra a credibilidade da cidade perante investidores e pessoas que desejam morar ou construir em Pindamonhangaba.
Nos últimos anos, por exemplo, Pindamonhangaba tem registrado elevados índice em aprovação de projetos, com média de 1.327 por ano, o que equivale a mais de 110 por mês. Este ano, a média já é superior a 140 por mês, e ainda existem outros 200 em análise, de acordo com a Secretaria de Obras e Planejamento da Prefeitura.

Projetos de construção aprovados pelo DPL/SMOP:

  • 2020: 957
  • 2021: 1438
  • 2022: 1457
  • 2023: 1120
  • 2024: 1665
  • 2025: 773 (6 primeiros meses)

Um levantamento da Secretaria de Obras e Planejamento apontou que os projetos aprovados se dividem residenciais, comerciais e industriais, demonstrando a confiança das pessoas e do empresariado no crescimento da cidade.
Na avaliação do secretário da pasta, eng. Mateus Moraes, “Pindamonhangaba tem vários fatores que contribuem para que os investidores da construção civil e ramo imobiliário escolham o município para consolidar seus investimentos. A nova gestão implantada, de otimização nos serviços administrativos da Secretaria de Obras e Planejamento, referente à emissão de alvarás de construção, aprovação de novos loteamentos, documentos necessários para financiamento imobiliário, tais como Habite-se, tem aquecido o setor”.

Aumento de 500% em aprovação de loteamentos

Os dados estatísticos da Secretaria de Obras e Planejamento também demonstram que no intervalo entre 2017 e 2020 foram aprovados três loteamentos. Entre 2021 e 2024 a quantidade de loteamentos saltou para 15, um crescimento de 500%. Este ano, entre aprovados e em análise já são 20 e com perspectivas de aumentar ainda mais. Sobre implantação, a Secretaria de Obras e Planejamento informou que atualmente são 11, com 2.318 novos lotes prontos para construir.
“A topografia da cidade, bem como a possibilidade de expansão urbana, definidas pelo Plano Diretor e demais leis urbanísticas, tem sido fatores predominantes para o crescimento constante de forma planejada e organizada da cidade. Isso, aliado ao método ágil da Prefeitura para analisar e liberar projetos, está entre os elementos essenciais para atrair investidores e estimular o interesse também das pessoas físicas a optarem por Pindamonhangaba”, completou o secretário.
Condomínios em alta
Sobre condomínios liberados para construção, a Secretaria informou que estão liberados, somente em 2025, oito empreendimentos – totalizando 948 imóveis – sendo um dos condomínios com previsão para 440 casas.
O secretário Mateus Moraes destacou que, “além de fornecer indicadores econômicos confiáveis, a cidade trabalha de forma ágil para aprovar projetos. Hoje, um Habite-se, por exemplo, é liberado, em média, em até 15 dias, facilitando muito o trabalho dos profissionais de engenharia, arquitetura, bem como das construtoras e das pessoas físicas que optam por construir na cidade. A intenção da gestão do prefeito Ricardo Piorino é fazer com que a Secretaria de Obras e Planejamento e demais secretarias da Prefeitura trabalhem como facilitadoras para os investidores e para a população, nos aproximando do empresário e das pessoas e resolvendo as questões de forma rápida, eficiente e organizada”, concluiu.

Compartilhe esse post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest