Prefeitura de Pindamonhangaba anuncia Gripário na Unidade Mista da Cidade Nova para desafogar PS e UPAs diante do aumento de casos gripais

Com a queda acentuada da temperatura e o aumento no número de ocorrências de doenças respiratórias, o Pronto Socorro de Pindamonhangaba e as unidades de pronto atendimento está registrando um aumento médio de 30% no atendimento.


Para reduzir essa movimentação intensa nas unidades de emergência, a Prefeitura de Pinda está anunciando a implantação de um Gripário que deverá ser implantando ainda neste mês de junho, com fluxo especializado e definido para tratamentos exclusivo de pacientes com sintomas gripais.


O anúncio foi feito pelo prefeito Ricardo Piorino, ao lado da secretária de Saúde Silvia Mendes na manhã desta segunda-feira. “Temos visto esse aumento considerável nas nossas unidades, especialmente nossas crianças e idosos no enfrentamento de doenças respiratórias agravadas com infecções como influenza (gripe), covid-19, vírus sincicial respiratório (VSR), entre outros, aumentando também o número de internações”, explicou a secretária.


Segundo ela, o município ainda registra casos relacionados à dengue, embora bem menor no comparativo com 2024, que também tem lotado as unidades de saúde, aumentando o tempo de espera no atendimento.
O prefeito Ricardo Piorino ressaltou o esforço que vem realizando junto a busca de recursos financeiros através de emendas para melhorar o atendimento na saúde público do município. “Sabemos que no período do frio há um aumento significativo nos casos de doenças respiratórias pois temperaturas mais baixas e ambientes mais fechados favorecem a disseminação dos vírus causadores de infecções como gripe e resfriado, aumentando sensivelmente doenças como rinite, sinusite, asma e bronquite.

Tudo isso vem superlotando nossas unidades e com o gripário na Cidade Nova, queremos desafogar o atendimentos nas UPAs e no PS”, frisou Piorino.
A Secretaria de Saúde do município alerta a população quanto aos cuidados necessários para evitar o contágio com infecções típicas desta época do ano:

  • Lave as mãos com frequência utilizando agua e sabão ou alcool em gel
  • Mantenha as janelas abertas e evite ambientes fechados ou com ventilação artificial
  • Use máscara em locais com aglomeração, eventos ou no transporte coletivo
  • Tome a vacina contra a gripe
  • Não compartilhe objetos pessoais e higienize-os
  • Evite tocar os olhos, boca e nariz
  • Pratique exercícios para reforçar sua imunidade

Compartilhe esse post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest