No dia 07/05/2025 chegou ao conhecimento da diretoria da Expresso Taubaté a notícia
veiculada pelo portal de notícias online Vale em Ação com o título de “Problemas de
saúde causados por poeira gerada por transportadora” referindo-se a nossa filial
localizada em Pindamonhangaba/SP.
Relata-se na notícia sobre uma possível negociação com um morador da região para
que fosse passado diariamente o caminhão pipa no interior da filial e que a empresa
não se posicionou publicamente sobre o fato.
Dessa forma, em cumprimento a nosso direito de resposta ao que foi noticiado e
firmando nosso compromisso de transparência com as partes interessadas,
esclarecemos:
- Assumimos a gestão dessa filial em 01/11/2023, e de imediato aplicamos inúmeras
melhorias no prédio, de forma a organizar melhor o fluxo de caminhões do entorno,
instalação de câmeras de segurança, entre outras melhorias; - Em 04/06/2024 recebemos presencialmente a liderança do bairro e nessa ocasião ela
foi atendida pelo encarregado da localidade e pelo nosso gerente de SGI, os quais
ouviram os relatos trazidos pela comunidade, bem como explicaram nossa dinâmica de
funcionamento e dado retorno sobre as ações existentes para mitigar a situação da
poeira, que já era uma realidade existente antes da nossa chegada; - Em cumprimento as normas de segurança do trabalho realizamos periodicamente a
medição de poeira na localidade, e os resultados estão abaixo do limite de tolerância
normativo, e serão apresentadas a liderança do bairro caso haja interesse; - Desde então temos um cronograma semanal estabelecido de passagem do caminhão
pipa em toda extensão da filial afim de minimizar esse excesso de poeira, que
infelizmente se agrava por condições climáticas; - No dia 06/05 fomos novamente procurados via mensagem no whatsapp pela mesma
liderança do bairro solicitando uma nova reunião, mensagem a qual foi respondida no
mesmo dia com o compromisso de informar uma agenda, porém, no dia 07/05 já
recebemos a notificação da presente matéria, ou seja, não havendo tempo hábil de
construir um diálogo nesse intervalo; - Não temos nenhum registro de tentativa de contato conosco, somente o já citado no
dia 06/05 pela liderança do bairro, que segue em tratativas de agendamento.
Importante pontuar que nunca houve recusa por parte da empresa em atender aos
pedidos de diálogo com a comunidade, sendo que em todos os acionamentos
respondemos com prontidão. Esclarecemos também que não houve nenhuma situação
que ensejasse uma comunicação pública da empresa a respeito desse tema, nem
recebemos contato solicitando o mesmo.
Temos forte compromisso em garantir o cumprimento de todas as nossas obrigações
legais, morais e de boa convivência com todas as comunidades e partes interessadas
com que atuamos, e nesses 40 anos de trajetória nunca tivemos nenhum tipo de
ocorrência dessa natureza.
Comunicamos que segue sendo cumprida normalmente a agenda de passagem de
caminhão pipa e que nesse momento estamos no aguardo da disponibilidade de agenda
da liderança do bairro para realizarmos a reunião solicitada no dia 06/05 conforme já
anteriormente aqui citado.
Dessa forma, compartilhamos o presente comunicado afim de esclarecer nossa atuação
e em compromisso a transparência que assumimos com todas as partes interessadas.
Atenciosamente,
Expresso Taubaté