Na manhã da última segunda-feira (28), o Conselho de Segurança Comunitária (Conseg) de Pindamonhangaba realizou uma importante reunião que marcou a posse da nova diretoria para o biênio 2025/2027. O encontro contou com a presença da comandante da Polícia Militar local, Cap. Lucimeire Jerônymo, e do delegado titular do município, Dr. Rubens Garcia Neto, que apresentaram um balanço das principais questões de segurança pública na cidade.
Nova diretoria do Conseg
A nova composição do conselho ficou assim definida: Roberto Tadeu Garcia Marques como presidente, Giovane Nicoletti vice-presidente, Helder Salum 1º secretário, Silvia Castro Rezende 2ª secretária e Sérgio Lima diretor de comunicação. A equipe já está preparada para atuar em prol da segurança da comunidade nos próximos dois anos.
Queda nos homicídios
Um dos destaques da reunião foi a redução significativa no número de homicídios em Pindamonhangaba. Conforme explicou o delegado Dr. Rubens Garcia Neto, o principal desafio no início do ano foi combater crimes relacionados a facções criminosas e tráfico de drogas. “Com um trabalho intenso da Polícia Civil, identificamos e prendemos os líderes envolvidos em uma série de homicídios que colocavam a cidade como uma das mais violentas do estado. Após essa ação, praticamente zeramos os homicídios na cidade”, afirmou.
Ele ressaltou que os homicídios na cidade não são motivados por violência aleatória ou latrocínio, mas sim por conflitos ligados ao tráfico, o que torna difícil a previsão desses crimes. A Polícia Civil mantém o foco na investigação e prisão dos responsáveis.
Aumento dos estelionatos
Por outro lado, o crime que mais preocupa atualmente é o estelionato, com mais de 30 ocorrências diárias registradas. O delegado alertou a população para redobrar a atenção, especialmente em compras pela internet. “Não é normal encontrar carros vendidos pela metade do preço em plataformas como Facebook ou OLX. Evite enviar documentos, fazer depósitos ou PIX para reservar produtos sem verificar pessoalmente e desconfie de contatos com DDDs desconhecidos, principalmente para proteger idosos”, destacou.
O secretário de Comunicação da Prefeitura, Alexandre Pió, anunciou que a administração municipal está aberta a promover campanhas de conscientização junto aos meios de comunicação para orientar a população.
Participação comunitária e ações preventivas
A comandante da Polícia Militar, Cap. Lucimeire Jerônymo, reforçou a importância da participação ativa da comunidade na prevenção dos crimes. Ela destacou o sucesso do programa Vizinhança Solidária, que tem sido implantado em diversos bairros, facilitando a comunicação rápida entre moradores e polícia.
“Recentemente, graças à agilidade da comunidade do bairro Santa Clara, que monitorou a PM por meio de grupos de WhatsApp, conseguimos recuperar bicicletas furtadas e identificar os autores”, contou a comandante.
Debate e demandas da comunidade
Durante o encontro, moradores presentes puderam sugerir novas ações para fortalecer a segurança pública, como o combate a motocicletas barulhentas, fiscalização mais rigorosa em adegas e maior participação popular por meio de formulários de demandas ao Conseg.
O Conselho de Segurança Comunitária reafirma seu compromisso de trabalhar em parceria com a população e as forças policiais para garantir um ambiente mais seguro para todos os pindamonhangabenses.