A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio do setor de Controle de Vetores da Secretaria da Saúde, está reforçando as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti nos bairros Centro de Moreira César, Vale das Acácias, Mantiqueira, Jardim Cristina, Imperial e Ouro Verde. Mesmo com a chegada da frente fria, a transmissão da dengue, chikungunya e zika permanece ativa em algumas regiões, exigindo medidas estratégicas como Avaliação de Densidade Larvária, bloqueios de criadouros e nebulização residencial.
As equipes realizam visitas domiciliares para eliminar focos do mosquito e orientar os moradores sobre cuidados preventivos. A nebulização é aplicada em pontos estratégicos para eliminar mosquitos adultos, especialmente nas áreas com maior incidência de casos.
Ricardo Costa Manso, coordenador do Controle de Vetores, destaca a importância da colaboração da população para o sucesso das ações: “Sem criadouros, os mosquitos não se multiplicam, e o trabalho de aplicação de inseticidas se torna muito mais eficaz, interrompendo a transmissão da dengue e da chikungunya”.
A Prefeitura também alerta para golpes recentes, onde pessoas se passaram por agentes de combate à dengue. Os agentes oficiais usam uniforme com camisa branca, calça azul-marinho e crachá funcional, podendo usar moletom ou jaquetas azul-marinho com logotipos da Prefeitura.