A partir de maio de 2025, as rodovias do Vale do Paraíba e Litoral Norte contarão com novos radares de fiscalização. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) assinou a ordem de serviço para instalar 649 novos radares fixos nas rodovias estaduais de São Paulo, sendo que 89 deles serão instalados na região. A previsão é que os equipamentos estejam em pleno funcionamento até setembro de 2025.
Distribuição e tipos de radares
Os 89 novos radares serão distribuídos em diversas rodovias estaduais que cortam o Vale do Paraíba e o Litoral Norte. Entre elas, destacam-se a SP-055 (Rodovia Rio-Santos), SP-125 (Rodovia Oswaldo Cruz) e SP-123 (Rodovia Floriano Pinheiro).
Serão instalados dois tipos de radares:
- Fixo-Redutor: Instalados em áreas urbanas com grande circulação de pedestres e ciclistas, estes radares exibem a velocidade dos veículos.
- Fixo-Controlador: Utilizados em trechos rurais, estes radares não possuem display de velocidade.
Além de monitorar a velocidade, os novos radares serão capazes de contar o número de eixos dos veículos para fins estatísticos e transmitir os dados em tempo real para a central do DER.
Litoral Norte
No Litoral Norte, 23 novos radares começarão a operar em maio, equipados com tecnologia de leitura automática de placas e transmissão de dados em tempo real para o DER. Os equipamentos serão instalados em pontos estratégicos de Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Bertioga. Os locais foram definidos com base nos altos índices de acidentalidade, tipos de acidentes e velocidade praticada nas vias.
Confira os pontos que receberão os novos radares no Litoral Norte:
- Ubatuba: Km 73,1 (Sapê)
- Caraguatatuba: Km 79,8 e 80,8 (Tabatinga), Km 89,1 (Massaguaçu)
- São Sebastião: Km 114,2 (Enseada), Km 119,9 (Cigarras/São Francisco), Km 136,4 e 137,1 (Guaecá), Km 147,7 (Santiago), Km 150,8 (Paúba), Km 154,2, 156,2 e 156,9 (Maresias), Km 160,5 (Boiçucanga), Km 165,9 (Camburi), Km 177,2, 178,1 e 179,3 (Juquehy), Km 188,5, 189,5, 192 e 195 (Boraceia)
- Bertioga: Km 205 (Itaguaré)
Objetivo da instalação
O DER justifica a instalação dos radares como uma medida para reduzir o número de acidentes nas rodovias, especialmente em pontos críticos. A ação está alinhada com a meta da ONU de reduzir em 50% as mortes no trânsito até 20305. O superintendente do DER-SP, Sergio Codelo, reforça que a ampliação da cobertura de radares representa um compromisso do governo com a segurança viária