A Prefeitura de Taubaté realizou mais uma etapa da Operação Ferro Velho, ação que reúne forças de segurança e fiscalização na identificação de galpões de ferro-velho, reciclagem e pontos de venda de sucatas que possam estar adquirindo materiais furtados, como fios de cobre da rede elétrica e de prédios públicos.
A operação teve início às 14h de terça-feira (6), com o posicionamento das equipes e viaturas na Praça Dom Epaminondas, de onde partiram para diferentes pontos da cidade.
Participaram da ação a Polícia Militar, GCM (Guarda Civil Municipal), Fiscalização de Posturas da Secretaria de Serviços Públicos, Vigilância Sanitária e profissionais do CAS (Centro de Controle de Animais Sinantrópicos), vinculado à Secretaria de Saúde.
Ao todo, quatro estabelecimentos localizados nos bairros Campos Elíseos, Jardim Sônia Maria e ao longo da extensão da avenida Bandeirantes foram vistoriados. Dois deles receberam notificações administrativas por parte da equipe de Fiscalização de Posturas, enquanto outro foi autuado pelo CAS. O quarto local fiscalizado não apresentou irregularidades.
Durante os trabalhos, seis pessoas foram abordadas pelas equipes de segurança, mas nenhuma situação ilegal foi constatada.
Atuação em Março
Em março, a operação foi realizada no bairro Parque Três Marias. Na ocasião, um ferro-velho foi multado e fechado por irregularidades, outro foi notificado, e cerca de 14 kg de fios de cobre com suspeita de origem ilícita foram localizados. Além disso, uma pessoa foi encaminhada à delegacia.