‘Passaporte do Saber’: escola cria projeto para incentivar leitura

Com o objetivo de incentivar a leitura, a EMEF Profº Juvenal da Costa e Silva criou o projeto “O Passaporte do Saber”, atividade realizada com os estudantes do 5º ano e que prioriza a literatura nacional, com destaque para o taubateano Monteiro Lobato.

O projeto acontece às segundas, quartas e sextas-feiras, ocasião em que cinco alunos são convidados a escolher um livro para leitura. Durante o mês de abril as leituras disponibilizadas foram de obras de Lobato, contemplando a Semana Monteiro Lobato e reforçando sua importância para a literatura infantil brasileira.

A atividade teve início em abril e continuará ao longo de todo ano letivo e contará com diversos gêneros literários, como contos, fábulas, crônicas, poesias e HQs. A leitura pode ser realizada a partir de livros do acervo escolar ou exemplares trazidos de casa, mediante apresentação à professora. Após a leitura, os estudantes preencherão uma ficha elaborada de acordo com as habilidades cognitivas, com questões que estimulem a compreensão, análise, aplicação e avaliação do conteúdo lido.

Após, o estudante compartilhará oralmente a história lida com os colegas, promovendo a escuta ativa, a oralidade e a apreciação coletiva da leitura. Cada estudante receberá um Passaporte do Saber, que será carimbado a cada leitura realizada com a seguinte frase: “Você viajou pelo mundo dos livros. Autorizado para a próxima viagem literária! Parabéns!”.

O projeto, além de estimular e incentivar o hábito da leitura, contribui para o desenvolvimento da oralidade e escrita, ampliação do repertório textual e cultural dos estudantes, estímulo do autoconhecimento, construção do projeto de vida e promoção de reflexões sobre valores éticos e cidadania.

Compartilhe esse post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest