O orador oficial foi o vereador Jessé Silva (Podemos). Ele ressaltou o caráter educativo do movimento escoteiro, que entende a educação como processo para promover o desenvolvimento integral e permanente do potencial de uma pessoa como indivíduo e membro da sociedade.
“Para tanto, o movimento escoteiro tem um projeto educativo definido, como um conjunto de ideias e definições fundamentais que outorgam identidade e propósito à organização. A proposta busca ajudar as pessoas para que sejam capazes de atuar de modo criativo e ativo para a construção de uma sociedade mais justa, solidária e equitativa”, afirmou o vereador.
As homenagens foram entregues aos escoteiros Antônio Carlos Pereira, do Grupo Escoteiro do Ar Aviação do Exército; Danielle Fonseca de Lemos, do Grupo Escoteiro do Ar Brasil; Jane de Oliveira Afonso, do Grupo Escoteiro Amizade; João Longarzo Neto, do Grupo Escoteiro Taubaté; Rayssa dos Santos Lima Alves, do Grupo Escoteiro Aldo Chioratto; e Regis Russi Pinto, do Grupo Escoteiro Kimball O’Hara.
O chefe escoteiro Luís Alberto Cardoso da Silva fez o discurso aos homenageados.
“O que é importante é a gente lembrar que o movimento tem uma só lei e uma só promessa. Baseado na promessa e na lei, a gente procura o desenvolvimento do jovem para que, ao completar o desenvolvimento, ele esteja apto a ser entregue à sociedade como um bom cidadão”, disse Luís.
Durante a solenidade, foi realizada uma homenagem ao escoteiro Luiz Carlos dos Santos, conhecido como chefe Fumaça, falecido no início do ano.
O vídeo está disponível no canal da TV Câmara Taubaté no Youtube.