Programa “Prefeitura Perto de Você” leva mais de 80 serviços ao Castolira em março

Neste sábado, dia 22 de março, o Castolira recebe a edição de março do programa “Prefeitura Perto de Você”, que leva os serviços públicos essenciais para a população. A ação será realizada das 9h às 12h nas dependências da Escola Municipal Professora Julieta Reale Vieira.


Essa será a segunda edição do programa, que estreou com sucesso em fevereiro, no Feital. A intenção é realizar o evento cada mês em um bairro da cidade.
“O programa ‘Prefeitura Perto de Você’ é uma iniciativa essencial para aproximar a gestão pública dos cidadãos, garantindo mais acesso e participação.

Com centenas de atendimentos e grande adesão da comunidade, ficou claro o impacto positivo desse projeto. Mais do que serviços, estamos levando acolhimento, informação e soluções para quem mais precisa. Seguiremos trabalhando para ampliar essa conexão entre a Prefeitura e a população, fortalecendo cada vez mais nossa cidade”, destacou o secretário de Comunicação e Eventos, Alexandre Pió.
Por meio do “Prefeitura Perto de Você”, os cidadãos têm a oportunidade de tirar as dúvidas diretamente com as secretarias da Prefeitura. Nesta edição, serão oferecidos os seguintes serviços:

Gabinete do Prefeito

  • Orientações quanto aos atendimentos de cada secretaria
  • Agenda do prefeito
  • Atendimento da Ouvidoria

Secretaria de Saúde

  • Orientações sobre o fluxo da Rede de Atenção à Saúde
  • Recebimento de reclamações, dúvidas e sugestões
  • Divulgação do EMAD (Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar)
  • Ação educativa sobre dengue
  • Informações sobre agendamentos de consultas e exames
  • Realização de exames de pressão e glicemia
  • Orientações sobre ISTs (Infeção Sexualmente Transmissível)
  • Realização de Teste rápido HIV/Sífilis
  • Autoteste de HIV
  • Distribuição de Preservativos
  • CPIC | Massagista
  • CPIC | Auriculoterapia
  • Ações de Educação em Saúde Bucal
  • Nutricionista
  • Vacinação contra Febre Amarela | Faixa etária de 09 meses a 59 anos (Obrigatório levar a Carteira de Vacina, CPF, CNS)

Secretaria de Assistência Social

  • Orientações sobre Cadastro Único
  • Orientações sobre CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), CREAS (Centro de
    Referência Especializado em Assistência Social), SEAS (Serviço Especializado de Abordagem Social), Casa de Passagem
  • Orientações sobre CRAVI (Centro de Referência e Apoio à Vítima)

Secretaria de Administração

  • Abertura de protocolos de atendimento 1Doc
  • Anistia de tributos municipais e acordos de dívidas
  • Informações sobre centros comunitários
  • Informações sobre multas recebidas
  • Orientações para licenças de ambulantes

Secretaria de Finanças

  • Verificação de situação de IPTU, ISS e demais impostos
  • Orientação sobre o uso dos meios digitais para pagamento
  • Parcelamento de débitos (com ou sem anistia)
  • Emissão do IPTU

Secretaria de Educação

  • Orientações sobre o uso de telas pelas crianças (Escola de Pais)
  • Orientação sobre vagas em creches e escolas
  • Exposição do núcleo Educa Mais

Cepatas

  • Inscrições para castrações de cães e gatos
  • Vacinação antirrábica
  • Feira de adoção de cães e gatos
  • Orientações sobre zoonoses

Subprefeitura de Moreira César

  • Recebimento de pedidos de serviços de manutenção urbana exclusivamente para o distrito de Moreira César (retirada de entulho, tapa-buraco, capina e roçada)
  • Orientações sobre limpeza e descarte de lixo

Secretaria de Habitação

  • Recadastramento habitacional
  • Orientações sobre documentação habitacional: matrícula, usucapião etc
  • Orientações sobre planta padrão e ligação de água e energia (zona rural)
  • Informações sobre programa de regularização fundiária de imóveis

Fundo Social de Solidariedade

  • Inscrições para os cursos do Reinvente no bairro
  • Apresentação das lixeiras produzidas pelo Projeto Reinvente com material reaproveitado
  • Divulgação do Projeto Antonieta e os serviços da causa animal oferecidos no município
  • Corte de cabelo com o Projeto Reinvente

Secretaria de Captação de Recursos e Relações Institucionais

  • Apresentação dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e o que cada pessoa
    pode fazer para colaborar

Secretaria de Cultura e Turismo

  • Divulgação do turismo da cidade
  • Sorteio para o passeio City Tour
  • Doação de livros da biblioteca
  • Contação de histórias para as crianças

Secretaria de Desenvolvimento Econômico

  • Orientações ao empreendedor
  • Vagas de emprego: cadastramento no PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) e encaminhamento para entrevista de emprego quando já tiver cadastro
    Obs: Atendimento limitado com número de senhas

Secretaria de Desenvolvimento Rural Sustentável e Clima

  • Doação de Mudas
  • Plantio de mudas
  • Orientações sobre os serviços oferecidos pela secretaria
  • Informações e acolhimento de pedidos de podas ou supressão de árvores

Secretaria de Esportes

  • Rua de Lazer: Atividades de recreação para as crianças
  • Orientações sobre as Escolas de Esportes e outras atividades oferecidas pela SEMELP

Secretaria de Meio Ambiente

  • Orientação sobre compostagem
  • Orientação sobre licenciamento ambiental
  • Orientação sobre reciclagem
  • Divulgação do calendário de coleta seletiva

Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos

  • Agendamento jurídico e de assistência social
  • Orientações de benefício para PCD (pessoas com deficiência)
  • Requisição da CIPTEA (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno de Espectro
    Autista)

Secretaria de Negócios Jurídicos

  • Atendimentos do Procon

Secretaria de Obras e Planejamento

  • Orientações sobre ligação de energia
  • Orientações sobre aprovação de projetos
  • Captação de sugestões de obras públicas para o bairro
  • Orientações sobre certidão de uso do solo e fiscalização de obras

Secretaria de Segurança Pública

  • Exibição do canil
  • Instalação de base comunitária
  • Realização de rondas com motocicletas
  • Ações de educação da Defesa Civil

Secretaria de Governo e Serviços Públicos

  • Informações sobre iluminação pública
  • Acolhimento de demandas de serviços públicos em geral

Secretaria de Mobilidade e Trânsito

  • Recebimento de recurso de multa
  • Solicitação de melhorias no trânsito
  • Solicitações relativas ao transporte público
  • Orientação sobre credencial de estacionamento de idoso/PcD
  • Orientação sobre pedágio e transporte de cargas

Ouvidoria

  • Informações e consultas de processos
  • Recebimento de reclamações, sugestões e elogios

Compartilhe esse post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest