O Santuário Nacional de Aparecida, capital nacional da fé popular, se prepara para um grande evento neste sábado (12), quando mais de 112 mil romeiros são esperados para celebrar o dia de Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil.
A estimativa foi divulgada pelo Santuário com base nos dados registrados em 2023, mas pode ser que o número de visitantes seja ainda maior, considerando que a data cai em um sábado.
As festividades no Santuário terão início durante a madrugada, com a tradicional alvorada às 4h50, e se estenderão até a noite, quando um show pirotécnico encerrará a Festa da Padroeira. A missa solene, presidida pelo arcebispo de Aparecida, dom Orlando Brandes, será o destaque do dia, marcada para às 9h. Além disso, a missa das crianças está programada para às 12h, e às 15h, na Basílica Histórica, ocorrerá a Consagração Solene à Nossa Senhora, com a missa de encerramento prevista para as 18h.
O comércio local também se beneficiará da movimentação de fiéis. A Acia (Associação Comercial e Industrial de Aparecida) projeta que as vendas deste ano devem crescer 35% em relação ao ano passado. O presidente da associação, Ângelo Reginaldo Leite, destacou que o segundo semestre costuma apresentar um aumento significativo nas vendas, em torno de 50% em comparação ao primeiro.
O setor hoteleiro também se prepara para o aumento da demanda, com expectativa de ocupação de 90% dos leitos disponíveis nos dias que antecedem o feriado. Aureliano Benedito dos Santos, vice-presidente do Sinhores (Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes), afirmou que, ao longo do mês, a expectativa é de 80% de ocupação, contando com os 35 mil leitos da cidade.
Para garantir a segurança e o bem-estar dos peregrinos, a Prefeitura de Aparecida organizou equipes da Secretaria de Saúde, com tendas de apoio para atendimentos básicos, como aferição de pressão e glicemia. A Guarda Municipal também fará um reforço na segurança em locais estratégicos.
A fiscalização atuará contra o comércio ambulante irregular, visando garantir que não haja vendas não autorizadas de alimentos, bebidas e lembranças religiosas. Além disso, a programação cultural na praça Benedito Meirelles incluirá shows, apresentações de dança e áreas de alimentação, com a secretária de Turismo, Zenilda Cunha, ressaltando que a homenagem à Padroeira Principal do Brasil foi cuidadosamente planejada para peregrinos e moradores.
Ilhabela Abre 199 Vagas de Emprego: Oportunidades Variadas e Sem Necessidade de Experiência