Zélia de Castro Marques começa ano letivo em regime de Escola em Tempo Integral

Zélia de Castro Marques começa ano letivo em regime de Escola em Tempo Integral

Os alunos matriculados na EMEF Zélia de Castro Marques, em Caçapava Velha, começarão o ano letivo, no próximo dia 15 de fevereiro, com uma nova rotina. A Secretaria de Educação aderiu ao Programa do Governo Federal Escola em Tempo Integral e passará a atender no período das 7h30 às 16h30.

Os alunos receberão lanche e almoço na escola e terão aulas nos dois turnos, com uma matriz curricular integrada que, além das disciplinas tradicionais como português e matemática, englobará também cultura maker, implantação das aulas de Inglês, múltiplas linguagens, experiências esportivas, vivências recreativas, projeto de vida, orientação de aprendizagem, orientação alimentar e de saúde e qualidade de vida.

Conteudo recomendado: Pindamonhangaba une esforços e realiza grande ação contra a dengue no centro da cidade

Em Caçapava, além da escola Zélia, a EMEF Dapnhe César Ghidella, que já funcionava nos dois turnos, aderiu ao programa, este ano. A partir de agora, a escola passa a ter uma matriz curricular em turno único, ou seja, não mais terá um período de aulas e outro para atividades complementares e reforço, mas sim dois turnos de aula, com matriz curricular única, como preconiza o programa.

A escola em período integral compreende uma jornada mínima de 7 horas por dia, ou 35 horas semanais. As duas escolas de Caçapava terão a carga horária de 9h de atividades por dia.

O programa prevê assistência técnica e financeira com repasse de valores do Governo Federal de acordo com o número de alunos matriculados. O valor de fomento por matrícula é de R$ 4.272,57 e, para Caçapava, o Governo Federal pactuou 228 matrículas para 2024. O número de alunos nas duas escolas é de 542.

O repasse é usado para melhorias no sistema escolar, que possibilitem atender a oferta em período integral, como por exemplo, investimentos na estrutura do refeitório e material didático para as novas atividades desenvolvidas. A aplicação do recurso pode ser direcionada, prioritariamente, para a unidade que tenha maiores demandas de investimentos.
O Programa Escola em Tempo Integral engloba um conjunto de estratégias, coordenadas pelo Ministério da Educação, para viabilizar o alcance da meta 06 do Plano Nacional de Educação 2014-2024 (Lei nº 13.005/2014), objetivando, principalmente, a ampliação da oferta em período integral para as escolas de Ensino Fundamental, priorizando aquelas em situação de maior vulnerabilidade.

Para apresentar o programa para as duas escolas, diversas reuniões foram realizadas com a equipe escolar e com os pais, ou responsáveis pelos alunos.

Creches e Educação Infantil

Em Caçapava, o período integral já é referência para 695 alunos das creches e da Educação Infantil. Ao todo, o município conta com 5 creches e mais uma escola de educação infantil (EMEI Maria José de Siqueira Lara) que funcionam em regime de atendimento integral.

Compartilhe esse post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest